AgirAzul Revista 1992-1998
Todo o conteúdo editorial da publicação em papel
AgirAzul Memória
Todo o conteúdo editorial da publicação em papel de 1992 a 1998
Clique aqui para Pesquisa nas Revistas 1992-1998
AgirAzul 6
Livros I
Flora ornamental brasileira: um guia para o paisagismo ecológico
Por Augusto César Cunha Carneiro
José Truda Palazzo Júnior, escritor e articulista emérito em denúncias e trabalhos efetivos, já escreveu os livros NATUREZA NO JARDIM, MAMÍFEROS MARINHOS DO BRASIL, MANUAL COMUNITÁRIO PARA O REFLORESTAMENTO DO RIO GRANDE DO SUL, sempre com a participação de sua esposa, Maria do Carmo Both, também ecologista de renome com enorme bagagem de trabalhos em favor da fauna. Colaborou com o livro “S.O.S. BALEIAS” e agora vem de publicar sua mais recente obra FLORA ORNAMENTAL BRASILEIRA – Editora Sagra – DC Luzzato, Porto Alegre, 1993, 183 páginas.
O novo livro, como o anterior NATUREZA NO JARDIM, não deixa de ser uma aula de paisagismo e proteção à natureza, porém se particulariza em procurar propalar e reabilitar a vegetação nativa do Brasil para uso em paisagens no nosso rico país. Paisagistas, “jardineiros”, arquitetos, e até viveiristas, em toda a parte, não fazem outra cousa senão propagar plantas exóticas super conhecidas, para todos os jardins e praças. Truda rompe com esses feios e perniciosos costumes e mostra aos leitores a qualidade e beleza do que é nosso, em um trabalho prático, quase um dicionário das plantas brasileiras.
Para destacar o vigor do livro transcrevemos a palavra do autor, destacada da primeira página: “A pouca atenção dada à flora brasileira na criação de áreas verdes não é mais do que o reflexo de uma terrível realidade cultural do Brasil: o desprezo, a desvalorização e a conseqüente destruição consentida da Natureza deste país, rica e maravilhosa como em nenhum outro lugar do planeta, mas mesmo assim massacrada cada vez mais graças à omissão subversiva e escandalosa das autoridades e à alienação quase absoluta do nosso povo. Todos nós temos a obrigação de lutar contra este holocausto ecológico”.
Necessitamos fechar esta apresentação com o mesmo teor na defesa da nossa flora, também com palavras do autor tiradas da última página: “O que fazer ante esta situação alarmante? Qualquer coisa, menos alientar-se. O jardineiro analfabeto que planta uma árvore nativa tem mais valor do que o “doutor” que diz: DE NADA ADIANTA ISTO! e fica sentado em casa coçando o umbigo e vendo futebol”.
FLORA ORNAMENTAL BRASILEIRA pode ser encontrado nas melhores livrarias.
Inicial | Sobre Nós | Edições | Linha do Tempo | Reproduções | Links | FAQ | Contatos
Projeto viabilizado pelo CASA - Centro de Apoio Sócio-Ambiental - www.casa.org.br
© 1992-1999 e 2007/2008 João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito do autor ou detentor dos direitos.
AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Memória são dos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido.
AgirAzul Revista 1992 / 1998 — Página Inicial com Busca
Outros
© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024 João Batista Santafé Aguiar - DIREITOS AUTORAIS - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou do detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista foram produzidos entre os anos de 1992 e 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa além de realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo. Quaisquer observações são bem-vindas. Material revisto em 2024. Para outros conteúdos além das edições impressas, utilize o link para as pesquisas. O material pode ser referenciado (por link) em outros sites ou produção acadêmica — pede-se o envio de noticia da utilização. Notícias e reportagens atuais podem ser visualizadas no endereço www.agirazul.com.