AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul Memória

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel de 1992 a 1998

Pesquise em todo o conteúdo

FAQ

Clique aqui para Pesquisa nas Revistas 1992-1998

AgirAzul 6

Comentário: biodiversidade – da ecologia à etnobiologia

Por Hilda Zimmermann*

“A sociedade ainda não percebeu que biodiversidade abrange todos os aspectos da vida (humana)” Russel Mittermeier

Após um grande desenvolvimento tecnológico durante as décadas de 50, 60 e 70, grande parte da população ocidental, principalmente a composta pelos “homens brancos” sai dos campos, da zona rural e parte às grandes cidades. Afasta-se dos demais elementos da natureza e deles se isola nos grandes centros urbanos.

No início dos anos 70 esse mesmo representante da espécie humana começa a reaprender a sentir-se bem junto à natureza. Começa a buscar um novo relacionamento com o meio ambiente envolvente. E a essa relação entre o homem e os demais elementos que compõe seu meio ambiente se dá o nome de: ECOLOGIA.

Nos anos 80, pela pesquisa e pelo interesse, esse homem aumentou seus conhecimentos quanto a esse meio ambiente. Viu que dele fazia parte um grande número de espécies de animais, plantas, árvores, rios, oceanos... e que todas elas tinham grande importância na relação entre si e delas para com o ser humano. Percebeu que ao seu redor outras etnias, como a asiática, a negra e a indígena se mostravam mais fortes, conscientes e principalmente, detinham maiores conhecimentos sobre essa diversidade de espécies vivas.

Era a BIODIVERSIDADE.

Com essas etnias se impunham cada vez mais com mais força, possuindo maior e melhor conhecimento sobre essas espécies, tinham, portanto, muito a transmitir aos ocidentalmente civilizados. E é à busca desse conhecimento, à valorização do saber empírico das etnias nativas, principalmente dos índios, é que chamamos de ETNOBIOLOGIA.

E é nessa nova ciência, que para esses povos já é milenar, que a humanidade poderá encontrar a resposta para muitas de suas perguntas, de seus problemas. Depende ela – a humanidade – do saber, da intuição e do conhecimento dos povos autóctones para que possa continuar a caminhada ao verdadeiro ecodesenvolvimento.

* Hilda Zimmermann integra a União pela Vida

© 1992-1999 e 2007/2008 João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito do autor ou detentor dos direitos.

AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Memória são dos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido.

AgirAzul Revista 1992 / 1998 — Página Inicial com Busca

Pesquisa em todo o AgirAzul na Rede, incluindo período com conteúdos da EcoAgência de Notícias

Outros





© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - DIREITOS AUTORAIS - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou do detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista foram produzidos entre os anos de 1992 e 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa além de realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.  Quaisquer observações são bem-vindas.  Material revisto em 2024. Para outros conteúdos além das edições impressas, utilize o link para as pesquisas. O material pode ser referenciado (por link) em outros sites ou produção acadêmica — pede-se o envio de noticia da utilização. Notícias e reportagens atuais podem ser visualizadas no endereço www.agirazul.com.