AgirAzul Memória
Todo o conteúdo editorial da publicação em papel de 1992 a 1998
AgirAzul 2
Leitura
Fim do Futuro? Manifesto Ecológico Brasileiro
Escrito por José Lutzenberger. A destruição da natureza, poluição do ar, das águas, os riscos de contaminação radiativa no uso "pacífico" da energia nuclear, a destruição das florestas, o significado humano e ecológico do genocídio das populações indígenas brasileiras, a poluição da agroquímica, doenças do meio urbano, os aditivos químicos nos alimentos, a desumanização das cidades, a inviabilidade dos caminhos que atualmente seguem as nações industrializadas, promovendo o ecocídio e o colapso da Ecosfera, osonho do "progresso". Estes e outros temas ecológicos do mais palpitante interesse são analisados e criticados.
Este documento procura mostrar as causas profundas da crise ecológica que o homem moderno trouxe sobre si mesmo. Estas causas não são de ordem simplesmente técnica, mas têm origem em nossa hierarquia de valores. Somente uma inversão radical no esquema mental que mantém a Sociedade de Consumo, ainda pode nos salvar.
Lutzenberger, em 1976, escreveu o livro FIM DO FUTURO? MANIFESTO ECOLÓGICO BRASILEIRO. Este livro nunca perdeu atualidade. Ao contrário, agora se torna necessária a sua leitura, pois ele se constitui num manifesto ao povo brasileiro, é histórico também porque representa 0 momento mais importante em que está demonstrado o papel dos gaúchos na fundação do movimento ecologista no Brasil.
O livro encontra-se a venda nas melhores livrarias ou na banca de Augusto Carneiro na Feira dos Agricultores Ecologistas, promoção semanal, aos sábados pela manhã, da Cooperativa Ecológica Coolméia, em frente a sua sede, na av. José Bonifácio,
645.
© 1992-1999 e 2007/2008 João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito do autor ou detentor dos direitos.
AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Memória são dos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido.