16 nov 2003
Torres, RS - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) está implementando suas atividades no Parque Estadual de Itapeva, em Torres. Para a elaboração do Plano de Manejo foram criadas, através da portaria 73/03, a Coordenadoria e a Secretaria Executiva de Estudos e Diagnósticos,
A Coordenadoria será responsável por gerenciar os recursos destinados à execução dos estudos, sendo composta por três técnicos do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da Sema (Defap) e dois do Conselho Consultivo do Parque Estadual de Itapeva, formado por 41 representantes da comunidade e órgãos públicos. Já a Secretaria Executiva será de responsabilidade da ULBRA Torres e prestará serviços à Coordenadoria.
O Plano de Manejo do Parque, financiado com recursos do banco alemão KfW, define os critérios para a ocupação da área destinada à unidade de conservação.
Conforme a Portaria 072/03, de 03 de novembro de 2003, o Conselho é formado por 41 membros designados pelos diversos segmentos da sociedade e das instituições locais, regionais e estaduais a seguir:
O Conselho deverá elaborar o seu regimento interno no prazo de 90 dias a contar de sua instalação. o Conselho será presidido pelo Diretor do Parque Itapeva, Renato Corte Real.
Assessoria de Imprensa da FEPAM/SEMA