15 out 2003
Porto Alegre, RS - "Consumo Consciente e o Poder da Comunicação" é o tema da próxima Terça Ecológica, que será realizada no próximo dia 18, no Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre, a partir das 19h. O evento é promovido pelo Núcleo de Ecojornalistas do RS e acontece no dia de abertura do 1º Congresso Brasileiro de Agroecologia e 4º Seminário Internacional e 5º Seminário Estadual sobre Agroecologia.
O Congresso e o Seminário têm como tema principal o assunto comum "Conquistando a Soberania Alimentar".
No painel da Terça Ecológica, participam a engenheira agrônoma Glaci Campos Alves, a bióloga Luiza Chomenko e o geólogo Geraldo Mário Rohde. A entrada é gratuita. Serão abordados as possibilidades da área de comunicação social informar a sociedade de forma responsável sobre como desenvolver o consumo consciente, o também chamado de consumo sustentável.
Todos os meses, o NEJ-RS promove a Terça Ecológica, projeto que tem o objetivo de debater temas atuais, reunindo estudantes e profissionais da Comunicação Social, técnicos da área e a comunidade em geral.
Participarão do painel:
- Engenheira agrônoma Glaci Campos Alves, associada da Coolméia desde 1981 e que, a partir de 2001, integra a equipe de facilitadores do Canteiro Consumo Ético-Responsável, promovido pela Aliança por um Mundo Responsável Plural e Solidário. Glaci também representa a Coolméia na Coordenação da Ecosol EMREDE, de Porto Alegre, e atualmente é titular da Secretaria Cultural da Coolméia.
- Também participa da Terça Ecológica sobre Consumo Consciente a bióloga Luiza Chomenko, doutora em Biogeografia com ênfase em Ecotoxicologia e em Gestão Ambiental. Luiza Chomenko é bióloga da Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), cedida para a Fundação Zoobotânica, onde atua na Divisão de Conservação e Manejo da Biodiversidade. É também integrante e assessora de atividades relacionadas com Biodiversidade e Biotecnologias, junto ao Conselho Federal de Biologia e professora do curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental do Centro Universitário La Salle, em Canoas.
- O geólogo Geraldo Mário Rohde é especialista em Urbanismo, mestre em Ecologia com ênfase em Ciências Ambientais e doutor em Ciências, com ênfase em Ecologia. Sua tese de doutorado tem como título "Economia Ecológica na Emissão Antropogênica de CO²". Geraldo Mário Rohde é pesquisador da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), onde gerencia o Departamento de Meio Ambiente.
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues - adriane@ecoagencia.com.br para a EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.