Augusto Carneiro autografa hoje na Feira do Livro "A História do Ambientalismo"
|
11 out 2003
Augusto Carneiro em sua biblioteca
Porto Alegre, RS - Acontece nesta terça - 11/11 - às 20 horas – conforme convite distribuído pela Editora - (ATENÇÃO: a programação oficial informa que será às 19 horas) , na Feira do Livro, o lançamento do livro "A História do Ambientalismo" de autoria do Advogado Augusto César Cunha Carneiro, editado pela Editora Sagra Luzzatto. Com 126 páginas, traz prefácio do seu pupilo José Truda Palazzo Jr. Carneiro completa 81 anos em 31 de dezembro e vivenciou pessoalmente a maioria dos fatos narrados na publicação. Foi o maior divulgador da obra de José Lutzenberger. É presidente da PANGEA - Associação Ambientalista, que viabiliza o saite AgirAzul na Rede e EcoAgência de Notícias - em conjunto com o NEJ - Núcleo dos Ecojornalistas do RS.
Truda Palazzo descreve o Carneiro: "formador de mentalidade de uma classe de militantes que vem atuando pelo Brasil afora desde a década de 70, e que têm como denominador comum abominar a conversa fiada e defender com unhas e dentes a conservação da Natureza, sem os adereços pseudo-sociais que hoje se alegam para permitir que siga destruindo em nome do combate à pobreza e outras bobajadas retóricas, o Carneiro nos ensinou cabalmente, e a história recente prova, que os depredadores ambientais não têm partido e nem ideologia". O presidente da Coalisão para a Vida Silvestre Brasil e Coordenador do Projeto Baleia Franca lembra que "em Porto Alegre, o prefeito da ditadura que erguia viadutos derrubando árvores e os prefeitos do socialismo que tentaram nos impingir, goela abaixo, um sambódromo no parque, fazem parte da mesma laia de inconseqüêntes".
O livro é dividido em 32 pequenas partes. Trata da "A História do Ambientalismo", "O Surgimento do Ecologismo ou da Questão Ecológica Política", "O Surgimento dos Novos", "Os Incultos e os Asneirentos", "Os vários tipos de Manifestações", "Os Direitistas", "Os Comunistas e os Socialistas", "Correntes Internas", "Contra o Verdadeiro Trabalho Ecológico", "Últimos Comentários sobre os Ecossocialistas e os Comunistas", "A Divisão dos Campos na Questão da Defesa da Natureza", "Os Partidos Políticos", e assim por diante. O livro ataca diretamente diversos teóricos do ecologismo.
A cobertura do lançamento do livro continuará nesta terça-feira aqui na EcoAgência de Notícias.
Texto e fotos do Jornalista João Batista Santafé Aguiar - joaobatista@ecoagencia.com.br - para a EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.