As últimas notícias da EcoAgência
[ Página Inicial - Buscar - ]


ESTADUAL - Campanha busca tirar pinheiro brasileiro da extinção

Assessoria de Imprensa da SEMA/RS, com Edição da EcoAgência
15-ago-03

Nova Prata, RS  – A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) do Rio Grande do Sul, por meio da Agência Florestal de Nova Prata, lança no município nesta sexta-feira (15/8), a segunda etapa da Campanha de Repovoamento do Pinheiro Brasileiro. O ato acontece às 10h, no Horto Florestal, com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, José Alberto Wenzel.

O objetivo da campanha é retirar o pinheiro brasileiro, também conhecido por araucária, da lista das espécies ameaçadas de extinção. Será distribuída uma tonelada de sementes (pinhão) para produtores rurais, silvicultores, entidades e escolas. Os interessados em fazer o plantio para preservação da espécie devem buscar as sementes nas secretarias de agricultura ou de meio ambiente dos 21 municípios abrangidos pela Agência Florestal da região. A semente também estará disponível a viveiristas para a produção de mudas.

A Campanha de Repovoamento do Pinheiro Brasileiro foi lançada no ano passado, durante a gestão de Cláudio Langone como Secretário, durante a Semana Estadual do Meio Ambiente, quando foram distribuídas 20 toneladas de pinhão em todo o Rio Grande do Sul, através das agências florestais da Sema, com a previsão do surgimento de 1,5 milhão de novos pinheiros. Naquela ocasião, a Agência Florestal de Nova Prata distribuiu 1 tonelada de sementes e a procura constante motivou o lançamento de uma segunda etapa da campanha.

CURIOSIDADES – O pinheiro brasileiro é uma árvore nativa que ocupava grandes áreas do Planalto do Rio Grande do Sul. Devido ao corte indiscriminado, está na lista das espécies ameaçadas de extinção. A araucária pode alcançar até 50 metros de altura e demora 15 anos para produzir pinhões. Todas as espécies de araucária encontram-se no Hemisfério Sul, mas a Araucaria angustifolia (pinheiro brasileiro) existe apenas no Brasil e em pequenas áreas da Argentina e do Paraguai.


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.