As últimas notícias da EcoAgência
[ Página Inicial - Buscar - ]


Caçadores do RS querem financiar  pesquisas sobre biodiversidade

Viabilizada pesquisa que embasará Portaria de Caça 2004

06-ago-03

Porto Alegre, RS - A Fundação Zoobotânica do RS (FZB) e a Federação Gaúcha de Caça e Tiro assinaram hoje convênio para viabilizar a pesquisa de caça cinegética deste ano. De acordo com a legislação em vigor, a caça só pode ser liberada após a realização da pesquisa, que estabelece regras para o abate dos animais, garantindo a sobrevivência das espécies e evitando prejuízos ambientais.

Caçadores querem financiar outras pesquisas

O presidente da Federação Gaúcha de Caça e Tiro, Lúcio Paz, anunciou o interesse dos caçadores em financiar outras pesquisas sobre biodiversidade e não apenas sobre espécies cinegéticas. "Somos os maiores interessados na conservação das espécies", disse Paz."Dói muito ver a caça ilegal e a destruição dos ecossistemas - damos todo o apoio à fiscalização da Brigada Militar", completou*.

O diretor do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica, jornalista Ney Gastal, afirmou que a Fundação está cumprindo o seu papel, que é de realizar a pesquisa, indicando cotas, locais e períodos adequados para a conservação das espécies, lembrando que é fundamental combater a caça ilegal, que não observa regras, podendo causar a extinção de espécies.

ATRASOS - Gastal também garantiu que não haverá atrasos na pesquisa para a próxima portaria de caça, destacando que a Zoobotânica apresenta os relatórios sobre a caça de campo e de banhado em audiências públicas anuais, com a presença de instituições como o Ministério Público e todos os interessados, possibilitando, assim, a manifestação da sociedade.

*. (a Brigada Militar é a Polícia Militar do Rio Grande do Sul - n. do e.)

(Coordenadoria de Comunicação Social da Fundação Zoobotânica do RS, com edição da EcoAgência de Notícias)


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.