As últimas notícias da EcoAgência
[ Página Inicial - Buscar - ]


Ecologista protesta contra o carvão no encerramento de congresso sobre a qualidade do ar

EXCLUSIVO - EcoAgência de Notícias
25-jul-03

   

Foto de Cláudia Viegas para a EcoAgência de Notícias

Um protesto silencioso marcou o encerramento do 3º Congresso Interamericano de Qualidade do Ar, realizado de 23 a 25 de julho em Canoas (RS). A ecologista Kathia Vasconcellos Monteiro, do Núcleo Amigos da Terra Brasil (www.natbrasil.org), entrou no plenário onde iniciava a solenidade portando uma faixa com os dizeres "Energia limpa sim, carvão não".

    A ativista caminhou até a mesa onde estavam o vice-governador do Rio Grande do Sul, Antônio Hohlfeldt, e a engenheira Laura Porto, Diretora de Energias Renováveis do Ministério de Minas e Energia, mostrou os dizeres às autoridades, virou a faixa para o público e, sem falar uma palavra, sentou-se para acompanhar os discursos. Hohlfeldt foi membro do Conselho Superior da AGAPAN na década de 80.

    "Eu quis deixar um recado claro aos governos estadual e federal que somos totalmente contrários ao uso do carvão. Durante este congresso foram apresentados trabalhos que demonstraram o dano que o material particulado, lançado pelas termoelétricas, causa à saúde humana, sem falar nos impactos ambientais da mineração", explica Kathia Vasconcellos Monteiro.

    A única representante do movimento ecológico no congresso de qualidade do ar reclamou da ausência de técnicos da Secretaria Estadual de Energia e do Ministério de Minas e Energia durante os debates. “Os técnicos da área de energia não tem a real dimensão do problema. Por isso eu achei lamentável a não participação deles neste encontro”, lamentou a ecologista.

    Segundo a representante do Núcleo Amigos da Terra Brasil, as termoelétricas a carvão e à gás natural não são tão baratas como os técnicos do setor de energia pensam. “O custo que o Ministério das Minas Energia coloca para as usinas térmicas e mesmo para as hidroelétricas não leva em consideração os impactos sociais e ambientais”, ressalta Kathia Vasconcellos Monteiro.

    O 3º Congresso Interamericano de Qualidade do Ar, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (Aidis), teve 550 participantes e 105 trabalhos técnicos. A quarta edição do evento acontece daqui a dois anos em Buenos Aires, capital da Argentina.

Jornalista Roberto Villar Belmonte – roberto@ecoagencia.com.br  para a EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.