De: - EXCLUSIVO - EcoAgência de Notícias
Date: 05-jul-03
Quais as prioridades do Ministério do Meio Ambiente para a problemática ambiental dos municípios? Esta é a principal questão que a Ministra Marina Silva deverá responder para os secretários de Meio Ambiente de todo o Brasil na abertura do 13º Encontro Nacional da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma), que acontece na cidade gaúcha de Caxias do Sul, de 15 a 18 de julho. O encontro também prevê a participação do Ministro das Cidades, Olívio Dutra.
Existem hoje 5.770 municípios no Brasil, sendo mais da metade com menos de 50 mil habitantes. A radiografia em números pára por aí. Nenhuma entidade ou órgão governamental é capaz de assumir dados, por exemplo, sobre o número de cidades que dão destinação adequada para o lixo ou o percentual de esgoto doméstico tratado no país.
A aposta do presidente nacional da Anamma, Jarbas Ribeiro de Assis Júnior, é de que o novo Ministério das Cidades possa gestar a médio prazo números confiáveis sobre a realidade dos municípios brasileiros, em especial os relativos à questão ambiental.
Mais do que números, a Anamma espera providências e investimentos na área ambiental dos municípios e, durante o 13º Encontro em julho, vai preparar a lista de prioridades que serão defendidas pela entidade na Conferência Nacional das Cidades, em outubro, e na Conferência Nacional do Meio Ambiente, em novembro.
Agenda 13º Encontro Nacional da Anamma – Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente 15 a 18 de julho Caxias do Sul – RS Informações (54) 218 6124 http://www.anamma.com.br
Jornalista Vera Damian - mailto:vera@ecoagencia.com.br
Exclusivo para Ecoagência.