As últimas notícias da EcoAgência
[ Página Inicial - Buscar - ]


Câmara de Vereadores de Porto Alegre homenageia a Fundação Gaia

06-jun-03

 

Por proposição do vereador Beto Moesch (PP) a Câmara Municipal prestou ontem (5/6) homenagem à Semana Mundial do Meio Ambiente, oportunidade que agraciou à Fundação Gaia, o Prêmio Ecologista do Ano José Lutzenberger .

Ao receber a homenagem, sua filha e presidente da ONG, Lara Lutzenberger, dedicou o prêmio a todos os integrantes dos movimentos ambientalistas, salientando ser o grande objetivo da comunidade de Gaia, a manutenção das espécies vivas na Terra. Resgatando a luta pelo meio ambiente, citou o padre Rambo e sua obra, onde descreveu todas as paisagens do Estado. Recordou que em sua infância, seu pai leu o livro "Primavera Silenciosa", de Rachel. Carson, que abordava os danos causados pelos inseticidas à natureza.

Falou da Agapan como sendo mais uma entidade que veio somar-se na luta pela preservação do meio ambiente. Lara disse que a Fundação Gaia, foi "uma pequena luzinha acesa por seu pai, ao se dar conta dos perigos que o planeta corria".

Em seu pronunciamento, Moesch recordou os primeiros e solitários ambientalistas, no distante ano de 1971, que buscavam alertar a sociedade os perigos do crescimento descontrolado, ao passo que tentavam colocar em prática um plano de desenvolvimento sustentável, através de programas onde houvesse harmonia e respeito entre todas as espécies. Lembrou que à época foram considerados "visionários", porque visavam apenas resgatar os paradigmas milenares esquecidos pelo homem ao longo dos tempos.

Falando sobre a "extraordinária" figura do ecologista José Lutzenberger, disse ser possível ainda, se acreditar nesse planeta, com qualidade de vida para o ar que respiramos. Ressaltou que, embora o processo de degradação seja muito mais acelerado do que o de proteção, ainda é possível se acreditar na manutenção da vida saudável na Terra.

Pela bancada do PDT, Ervino Besson falou sobre a escassez de água potável na Índia, assunto de jornais do mundo inteiro, devido às agressões do ser humano à natureza. Recordando sua infância no interior do Estado, lembrou das vertentes onde costumava retirar água pura, quase mineral, hoje exterminadas pelo mau uso da população.

Sebastião Melo (PMDB) destacou o papel fundamental que as Organizações Não Governamentais (ONG's), desempenham à proteção do meio ambiente. Acusou os governantes de todas as esferas pelo não cumprimento das legislações de proteção ao meio ambiente, que eles mesmo criam.

Raul Carrion (PCdoB) condenou a exploração predatória do Planeta, como motor da destruição da natureza. Salientou que o Ártico perdeu seis por cento de sua estrutura. Citou as mudanças climáticas radicais, com os verões cada vez mais longos, ao passo que os invernos menos intensos, estimando-se que até 2002, metade da população da Terra, sofrerá com a falta de água potável.

Criticou o cultivo de produtos transgênicos, a globalização e a forma como os países ricos poluem o meio ambiente e transferem o lixo tóxico para os países pobres, sob a desculpa de cooperação tecnicológica.

Guapuruvu - Trabalhos dos mais diversos artistas além de reportagens especiais encontram-se expostos na Avenida Cultural Clébio Sória (espaço cultural do Palácio Aloísio Filho) até esta data, destacando-se uma produção da jornalista Joyce Larronda que contou com a participação de fotógrafos, cinegrafistas e jornalistas dos veículos de comunicação, Correio do Povo, Zero Hora, TVCâmara, RBTS e TVE, além do arquiteto e artista plástico Roberto Umansky.

A matéria intitulada Assunção do Guapuruvu, trata da derrubada de um guapuruvu com cerca de 40 anos, que estava localizado na Avenida Guaíba, na Vila Assunção, cujo fato, mereceu ampla repercussão nos meios jornalísticos, devido à pressão exercida pelos moradores e pelo vereador Moesh, contra seu abate. Maria Celeste (PT) presidiu os trabalhos, tendo à Mesa a presidente da Fundação Gaia, Lara Lutzenberger.

 

Saites relacionados

Fundação Gaia - www.fgaia.org.br

AGAPAN - www.agirazul.com.br/agapan

 

(Imprensa da Câmara de Vereadores - Jornalista Adroaldo Bueno (Reg. Prof. 7342))


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.