| |
As últimas notícias da EcoAgência
[
Página Inicial -
Buscar - ]
Governo do Rio Grande do Sul faz ações práticas na defesa
do meio ambiente
05-jun-03
Em três atos assinados no Palácio Piratini hoje (05), em Porto Alegre, RS, Dia Mundial do Meio Ambiente, o governador Germano Rigotto,
do Rio Grande do Sul, garantiu ações práticas como o Plano Diretor de Educação Ambiental, o
Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga/RS) e o lançamento do edital de contratação emergencial de servidores para o
Projeto Mata Atlântica.
Em todos, a natureza é o traço de união. "Precisamos ser solidários em dimensão planetária", lembrou, advertindo que "o processo não se resume a conversas de gabinetes, por decreto e com sapato lustrado". "Proteção ambiental se faz no meio ambiente, nos municípios e com suas comunidades", afirmou. Por isso, as iniciativas congregam um forte sentido comunitário e social.
O secretário de Educação, José Fortunati, dará andamento ao Plano Diretor, uma das metas determinadas pelo programa Pró-Guaíba. "Com ele, será permitido ao poder público estabelecer políticas para o setor", disse Fortunati. Já o secretário do Meio Ambiente, José Alberto Wenzel, afirmou que o acordo de cooperação financeira que mantém com a KFW, da Alemanha, permite a contratação emergencial de seis técnicos de nível superior, seis de nível médio e 16 guarda-parques para atuarem nas unidades de conservação da Mata Atlântica no Estado. "Cabe-nos agradecer especialmente ao senador Sérgio Zambiasi que liderou a bancada gaúcha para a breve tramitação no Congresso Nacional da mensagem presidencial relativa ao acordo entre os governos do Brasil e Alemanha", acrescentou.
Através da implementação das unidades de conservação e plano de gestão já estão beneficiados os municípios de Torres, Dom Pedro de Alcântara, Três Cachoeiras, Arroio do Sal, Terra de Areia, Capão da Canoa, Maquiné, Osório, Xangri-lá, Imbé, Caraá, Santo Antônio da Patrulha, Riozinho, Rolante, Taquara, Igrejinha, Três Coroas, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Três Forquilhas, Morrinhos do Sul, Mampituba, Cambará do Sul e São José dos Ausentes.
"Com o Siga/RS estaremos descentralizando as ações, conseguindo agilidade nos processos em licenciamentos de grande impacto ambiental e maior adequação técnica e operacional às decisões tomadas", explicou Rigotto. O evento também contou com a presença de dirigentes ambientalistas de todo o Estado, além de deputados federais e representantes do Parlamento gaúcho.
(Assessoria de Imprensa do Palácio Piratini, com edição da EcoAgência de Notícias)
Última atualização:
06 setembro, 2011 - ©
EcoAgência de Notícias
- NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência
de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos
informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação
no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias
- www.ecoagencia.com.br.
As fotografias
deverão ser negociadas com seus autores.
| |
|