As últimas notícias da EcoAgência
[ Página Inicial - Buscar - ]


Simpósio na Unisinos, no Rio Grande do Sul, discute a democratização da água

EcoAgência de Notícias
20-mai-03

Começa o Simpósio Internacional Água: Bem Público Universal nesta terça (20/5), às 9h30, no Anfiteatro Padre Werner, na Unisinos, em São Leopoldo, RS.

Com apoio da Refinaria Alberto Pasqualini, o ciclo de encontros pretende apresentar soluções para a escassez da água no planeta a partir da visão de especialistas internacionais e brasileiros e representantes de movimentos sociais e ambientais. As inscrições já estão encerradas, com mais de 700 inscritos.

A conferência de abertura “A água como direito humano universal fundamental” será conduzida pelo economista italiano e professor de Louvain (Bélgica), Ricardo Petrella.

As palestras das manhãs serão transmitidas pela TV Unisinos. Telões estão programados nos auditórios. Uma outra possibilidade é acompanhar os debates via internet, pelo site http://www.unisinos.br/comunicacao/tv/.

Autor de “O Bem Comum – Elogio da Solidariedade” (1996) e doutor em Economia, Petrella vem se destacando como ferrenho opositor ao neoliberalismo. Conselheiro da Comissão Européia, coordenou o Grupo de Lisboa, que reuniu 18 personalidades de diferentes países engajados na reflexão sobre um novo contrato econômico, ecológico e social para o mundo. Colaborador do jornal francês Le Monde Diplomatique, Petrella debate sua participação como secretário geral do Comitê Internacional para o Contrato Mundial da Água, aponta saídas para um consumo mais racional, além de repercutir decisões do 3º Fórum Mundial da Água, realizado em março, em Kyoto (Japão).

Na noite de terça (20/5), outra conferência está programada. A jornalista ambiental Teresa Urban fala sobre “Crise Mundial da água: a resposta da natureza”, às 20h, no Anfiteatro. Três oficinas vão acontecer paralelamente aos debates. A principal é “A crise no abastecimento de água na Região Metropolitana de São Paulo”, no Auditório Central, a partir das 14h. O ministrante é o secretário de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, que acaba de vencer o Prêmio Jabuti Livro do Ano, categoria não ficção, pela organização do livro “Biodiversidade da Amazônia Brasileira”. Trata-se da mais alta distinção do mercado editorial brasileiro. A obra ganhou ainda o Jabuti na categoria “Ciências Naturais e de Saúde”.

Uma das atrações do Simpósio é a ecologista hindu Vandana Shiva, que fará a conferência de encerramento na quinta (22/5), às 20h, sob o tema “O Planeta água e a emergência da vida”.

A física e filósofa indiana Pesquisa pela Ciência, Tecnologia e Ecologia, com sede em Nova Déli, e defende a democratização dos recursos naturais. Faz parte de um grupo de intelectuais indianos - no qual também se inclui o Nobel de economia Amartya Sen - que adquiriu na última década uma posição de destaque na crítica ao sistema econômico atual. Para ela, o sistema neoliberal beira o colapso e o que deve ser feito como resistência é a Guardian" como "uma das cientistas mais radicais e proeminentes do mundo", Vandana "Biopirataria" (Vozes, 2001), entre outros obras reflexivas. Estabeleceu, na Índia, um movimento para a conservação da biodiversidade e os direitos dos fazendeiros na localidade de Navdanya.

Ecoagência com Assessoria do Simpósio


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.