EcoAgência de Notícias
18-mai-03
O debate sobre os desafios mundiais para a justa distribuição dos recursos hídricos, seu uso e gestão, no contexto da Agenda 21 é um dos principais objetivos do Fórum Nacional das Águas, que se realiza de 4 a 7 de junho, no município mineiro de Poços de Caldas.
O evento deverá também fazer uma análise sobre avanços e recuos da política das águas no Brasil, além de tratar sobre a discussão dos princípios para a constituição do pacto ambiental brasileiro. A escassez dos recursos hídricos é um dos mais graves problemas enfrentados hoje pela humanidade. Apesar do planeta dispor de água suficiente para matar a sede dos homens, 1,2 bilhão de pessoas continuam sem acesso a água potável, enquanto outros 2,4 bilhões não dispõem de serviços de purificação, fruto do uso predatório e da distribuição desigual dos recursos hídricos, avaliam os organizadores do evento.
Eles enfatizam, ainda, que, como a fome, a sede ameaça o futuro da humanidade, trazendo à tona o debate e a reflexão sobre ações, inadiáveis, que possam combinar desenvolvimento econômico, inclusão social e preservação do meio ambiente, nos marcos da Agenda 21. E o Brasil está nesse contexto por possuir uma gigantesca reserva de água doce.
Desde a Rio 92, o país vem implantando mecanismos inovadores para o uso e a gestão dos seus recursos hídricos, como a Lei das Águas, a Agência Nacional das Águas, os Comitês e os Planos Diretores de Bacias Hidrográficas, entre outras iniciativas. O governo Lula quer avançar mais, com a implantação do Sede Zero, um programa que pretende assegurar a cada brasileiro o direito a água de boa qualidade todos os dias.
O Fórum Nacional das Águas, de Poços de Caldas será um importante momento para a reflexão dos problemas gerados pela falta dessa matéria prima que é a água. Entre os palestrantes estão os pesquisadores Aldo Rebouças e Carlos Loreti (USP); Thomaz Mata Machado (Projeto Manuelzão – UFMG) e Jorge Haggi. Também participarão representantes de associações de usuários e ONGs, como Francisco Lahoz (Consórcio Intermunicipal do Rio Piracicaba), Carlos Alberto Lancia (Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais), a atriz Lucélia Santos, e Márcio Santos (Instituto Estrada Real).
Das autoridades convidadas para o evento, destacam-se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as ministras, do Meio Ambiente, Marina Silva, e das Minas e Energia, Dilma Rousseff, os governadores de Minas Gerais e São Paulo, Aécio Neves e Geraldo Alckmin, o assessor especial da Presidência da República Frei Beto, e o diretor-geral da Unesco no Brasil, Jorge Werthein. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3275 4355, ou e-mail denise@redemkt.com.br.
O Fórum Nacional das Águas é uma promoção da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, com patrocínio da Petrobras, e tem por objetivo subsidiar a 1ª Conferência Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento, que será realizada este ano, pelo Ministério do Meio Ambiente.
Confira a programação do Fórum Nacional das Águas.
Jornalista Juarez Tosi – juarez@ecoagencia.com.br © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA