EcoAgência de Notícias
06-mai-03
A Amda - Associação Mineira de Defesa do Ambiente já abriu o processo de escolha dos integrantes da Lista Suja 2003, que abrange o período de 2002 a junho de 2003. As sugestões serão anônimas e podem ser feitas através do Portal da Amda.
As sugestões devem conter o nome do responsável (pessoa, empresa ou instituição) pelo dano ambiental, local do problema e outras informações que possam caracterizar a situação, como data da ocorrido e danos resultantes, que podem ser indicados no espaço da justificativa do formulário.
Após a composição dessa pré-lista, formada por sugestões da sociedade, informações da própria Amda e informações veiculadas pela imprensa, todos os indicados serão investigados pela entidade. A indicação não significa necessariamente a inclusão na Lista Suja 2003.
Após a investigação e definidos os nomes daqueles que permanecem na pré-lista, a Amda vai enviar correspondência a cada um deles, informar sobre a inclusão e os motivos apresentados. O indicado terá então uma oportunidade para apresentar sua defesa, o que pode, inclusive significar a retirada do indicado da pré-lista.
Vencida esta fase, seis nomes dos restantes serão escolhidos pelo Conselho Diretor da Amda para compor a Lista Suja 2003, que será anunciada na Semana do Meio Ambiente. Essa escolha é acompanhada por observadores de três outras Organizações Não-Governamentais ambientalistas.
Os critérios para a escolha final são: magnitude do impacto, histórico ambiental do responsável, providências tomadas (ou não) para corrigir o problema, presença em listas sujas anteriores, relação com a comunidade e situação junto aos órgãos ambientais.
As sugestões podem ser enviadas até o dia 10 de maio, através da Internet: http://www.amda.org.br
(Berenice Martins - Assessoria de Comunicação da Amda)