Entidades ambientalistas de todo Rio Grande do Sul estão organizando manifesto público "Por um Brasil Livre de Transgênicos" para o dia 24 de abril. Em todo Estado ONGs ecológicas e outros grupos sociais estarão lançando a campanha de boicote aos produtos brasileiros que possam conter ingredientes transgênicos.
EcoAgência de Notícias
22-abr-03
A idéia surgiu durante o XXIV Encontro Estadual de Entidades Ecológicas, ocorrido em Caxias do Sul no início do mês e é uma iniciativa da Assembléia Permanente das Entidades de Defesa do Meio Ambiente (Apedema/RS) em adesão à campanha nacional Por um Brasil Livre de Transgênicos. Durante o manifesto, militantes distribuirão panfletos contendo nomes, telefones e correio eletrônico de dez empresas que podem vir a comprar a soja transgênica gaúcha.
A campanha incentiva a população geral a ligar para os telefones de atendimento ao consumidor, de ligação gratuita, e falar que não comprarão mais os produtos daquela empresa caso ela utilize transgênicos. Além disso, explicações sobre transgenia e a Medida Provisória 113 que liberou a comercialização da soja transgênica produzida no Rio Grande do Sul, constarão do informativo.
Os ecologistas gaúchos também querem buscar apoio de outros setores da sociedade tentando provocar um racha entre o setor agrícola e o agroindustrial usando o poder de consumidor da população. Desta forma, organizações de defesa do consumidor, grupos sociais, estudantes, representações de donas de casa, enfim, todos estão convidados a se aliar a esta campanha. Desde já a comunidade deve e pode contribuir não adquirindo produtos com ingredientes transgênicos.
Lista de produtos transgênicos pode ser encontrada no endereço: www.greenpeace.org.br.
NOVO HAMBURGO - Para o manifesto do dia 24 de abril, o Movimento Roessler para Defesa Ambiental está produzindo faixas e mobilizando seus associados a participarem do ato público que ocorrerá às 11h30, na praça em frente ao Novo Shopping. As manifestações serão filmadas para a produção de um curta-metragem da campanha de boicote aos transgênicos. Esta luta também marca os 25 anos de trabalho do Movimento Roessler.
PORTO ALEGRE - Na capital a manifestação está sendo organizada pela AGAPAN. Os ecologistas estarão distribuídos panfletos na esquina democrática. Como apoiadores estão o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - NEJ-RS e o Movimento de Donas de Casa.
(por Cátia Cilene, do Movimento Roessler)