Evento reunirá experiências de agricultores, consumidores e ambientalistas.
EXCLUSIVO - EcoAgência de Notícias
10-abr-03
O Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul retoma o projeto Terça Ecológica no próximo dia 15, às 19h, no Plenarinho da Assembléia Legislativa O tema será “Aliança entre Agricultores, Consumidores e Ambientalistas na Transição para a Agricultura Sustentável – A experiência do Oeste da França” com a participação de Jean-Yves Griot, técnico agrícola francês e presidente da Rede Coerência, que reúne 94 associações de produtores, consumidores e de ambientalistas do oeste da França.
Entre os debatedores estão Sebastião Pinheiro, engenheiro agrônomo e florestal e conselheiro da Agapan - Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural e Glaci Alves, engenheira-agrônoma da Coolméia – Cooperativa Ecológica. O debate será coordenado pelo deputado estadual, Elvino Bohn Gass. Griot está no Rio Grande do Sul desde o último dia 24.
Na última semana, participou de um Ato de Irmanamento com 900 famílias que vivem nos assentamentos Pedras Altas e Hulha Negra, situados no município de Herval, no Sul do Estado. O objetivo da parceria é orientar e dar apoio técnico a essas famílias na melhoria da qualidade das pastagens, alavancando a produção de leite e a posterior criação de uma indústria de queijos.
O intercâmbio com a França iniciou em janeiro 2001, durante o 1º Fórum Social Mundial, e é financiado pela Fundação Danielle Miterand France Libertés. Com o apoio dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e de Agricultura franceses, seis assentados de Herval foram à França e sete agricultores franceses vieram até o Estado, onde discutiram técnicas e repassaram conhecimentos sobre produção e industrialização de queijos.
Jean-Yves Griot é engenheiro de técnicas agropecuárias e, por 10 anos (entre 1967 e 1977), trabalhou no Instituto Técnico da Suinocultura, em Paris. Em 1977, tornou-se agricultor e produtor de gado de leite. Foi quando presidiu a Rede de Agricultura Sustentável, que engloba 15 departamentos (províncias) nas regiões de Bretagne, Normandie e Pays de Loire.
Essas atividades foram desenvolvidas até o final de 2002, quando se aposentou. Desde o último dia 1º de janeiro, já aposentado, Griot preside a Rede Coerência, que tem, como objetivo, promover o desenvolvimento sustentável, desde a produção, até o consumo. Nesta edição da Terça Ecológica, o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul promove o evento em parceria com a Holos – Desenvolvimento e Meio Ambiente, com a Agapan (Associação Gaúcha de Proteção do Ambiente Natural), e com o gabinete do deputado estadual, Elvino Bohn Gass.
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues - adriane@ecoagencia.com.br para a EcoAgência de Notícias