EXCLUSIVO - EcoAgência de Notícias
03-abr-03
Tomou posse na noite de ontem (2/4) a nova composição do Conselho Diretor da Pangea - Associação Ambientalista, entidade civil não-governamental sem fins lucrativos com sede em Porto Alegre. A nominata tem os seguintes componentes: Augusto Carneiro, presidente; João Batista S. Aguiar, vice-presidente, e Renzo Bassanetti, tesoureiro.
HISTÓRIA - A PANGEA foi criada em outubro de 1992 para viabilizar a publicação AgirAzul, as atividades de defesa do meio ambiente, viabilizar projetos e ações que visem a preservação, bem como a recuperação de áreas já degradadas, estimular a criação e promover a aplicação de legislação que instrumentalize a consecução dos presentes objetivos, em todas as instânticas legislativas e executivas/judiciárias, respectivamente, promover e participar de intercâmbios com entidades ambientalistas e científicas locais, regionais, nacionais e internacionais, bem como o desenvolvimento de iniciativas congêneres, entre outros objetivos.
FEITOS - Nestes dez anos, a PANGEA viabilizou sozinha ou em conjunto com outras entidades pesquisas sobre golfinhos em Santa Catarina, a presença de representante não-governamental na Comissão Internacional da Baleia, a edição em papel e em meio eletrônico da publicação AgirAzul, movimentos como Arte Alerta, Torres para Sempre, a proteção ao patrimônio do Jardim Botânico de Porto Alegre. Também propôs inúmeras representações ao Ministério Público e representou o Movimento Ecológico em colegiados.
A entidade propôs e através de representantes da área científica participou do levantamento sobre a fauna ameaçada de extinção no Rio Grande do Sul.
Desde janeiro deste ano, em conjunto com o Núcleo dos Ecojornalistas do RS, está viabilizando a EcoAgência de Notícias.
A nova gestão está estudando os projetos a que dará prioridade.
Mais detalhes sobre a entidade está no endereço www.agirazul.com.br/pangea.
(EcoAgência de Notícias)