EXCLUSIVO - EcoAgência de Notícias
20-mar-03
As 83 entidades da sociedade civil reunidas em Brasília no seminário "Ameaça dos Transgênicos: Propostas da Sociedade Civil" protocolaram na quinta-feira (21) uma moção de censura ao Ministro da Agricultura Roberto Cardoso junto à presidência da República. O documento reprovou as recentes declarações do ministro, favoráveis à liberação de transgênicos no País, afirmando que há decisão judicial contrária à liberação e que a posição do governo, já anunciada, é também contrária à produção e comercialização de alimentos geneticamente modificados.
As entidades também encaminharam à presidência, uma proposta para a solução do impasse em relação às cerca de 8 milhões de toneladas contaminadas por transgênicos que estão sendo colhidas no Rio Grande do Sul. Foi aconselhado que a soja contaminada seja exportada em caráter extraordinário. No entanto, essa solução deverá ser acompanhada de efetivo enfrentamento da situação pelo governo.
Para isso, foi sugerida a elaboração de estudo de impacto ambiental dos organismos geneticamente modificados, dos efeitos potenciais sobre a saúde humana e a discussão e adoção de normas adequadas de biossegurança, rastreabilidade e rotulagem plena dos produtos contendo transgênicos.
"Neste sentido, temos certeza de que não passam de boatos as informações divulgadas pela imprensa de que estar-se-ia pensando na utilização de medida provisória para a liberação de soja transgênica do sul do país para o consumo no mercado interno", diz o documento. Também foi reivindicada a consulta à sociedade civil antes de se tomar qualquer decisão relativa ao tema.
À tarde, os participantes do seminário realizaram evento na Câmara dos Deputados, com a participação de diversos deputados e representantes dos ministérios do Meio Ambiente, Saúde e Agricultura.
WEB SITE DO SEMINÁRIO: http://www.socid.org.br/transg/ameaca_transg.htm
Jornalista André Muggiati - andre@ecoagencia.com.br Especial para EcoAgência de Notícias