EXCLUSIVO - EcoAgência de Notícias
19-mar-03
Avaliar a situação da situação ambiental dos rios e arroios no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, é o objetivo do diagnóstico realizado pelo Fórum Permanente sobre Mata Ciliar. O andamento do trabalho, iniciado no segundo semestre de 2002, é a pauta da reunião do Fórum que acontece no dia 21, na Univates, em Lajeado.
O Fórum Permanente é resultado do I Seminário Regional sobre Mata Ciliar que aconteceu em junho do ano passado, reunindo estudantes, agricultores, técnicos e autoridades responsáveis pela conservação ambiental. Os encontros bimensais do Fórum reúnem mais de 20 entidades na discussão de modelos de recuperação de florestas e proteção de recursos como água e solo.
A realização de um diagnóstico da situação ambiental dos rios e arroios originou-se do termo de cooperação técnica que está sendo definido entre a Fundação Vale do Taquari de Ensino Superior (Funvates) e a Emater/RS. "O trabalho vai avaliar a degradação da mata ciliar no curso do Rio Taquari desde o município de Muçum até Taquari. Este diagnóstico vai servir de base para ações de recuperação e preservação ambiental", esclarece o engenheiro florestal Álvaro José Mallmann.
A primeira reunião do Fórum neste ano acontece no dia 21, a partir das 9h, no prédio 8, da Univates. Além de analisar o diagnóstico, a reunião também vai definir a coordenação do grupo para 2003.
Jornalista Joseani M. Antunes - joseani@ecoagencia.com.br