EcoAgência de Notícias
17-mar-03
Rodney Nelson, o sojicultor dos EUA que voltou atrás depois de tentar cultivar transgênicos (e hoje enfrenta processo movido pela Monsanto) se encontra na manhã de hoje, em Cuiabá, com o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi. Maggi, por sinal, é o maior produtor nacional de soja, tendo interesse pessoal na conversa com Nelson.
Rodney Nelson está no país para participar do Seminário “O Risco dos Transgênicos – Propostas da Sociedade”, que acontece nos dias 18 a 20, em Brasília. O evento deverá reunir cerca de 100 representantes de organizações de agricultores familiares, organizações ambientalistas e entidades de defesa dos consumidores para formular propostas para o governo visando enfrentar a questão da comercialização da soja contaminada por transgênicos no Rio Grande do Sul.
Rodney Nelson tentou produzir em 1998 e 1999 a soja Round UP Ready da Monsanto, geneticamente modificada em pequena parte de seus cultivos. Desapontado com os maus resultados da variedade, desistiu dos cultivos transgênicos. Agora, o agricultor responde a um processo movido pela empresa, que o acusa de continuar a usar suas sementes transgênicas.
Outro convidado dos EUA para o seminário é o economista Dennis Kitch, ex-diretor da divisão de biomateriais do US Grain Council, baseado no Japão, coordenando a política de biotecnologia e aceitação pública no continente asiático. Durante o seminário, Kitch deverá falar sobre a dificuldade de aceitação de produtos geneticamente modificados pelo mercado internacional. Kitsh também deverá participar do encontro com o governador do MT.
Hoje à tarde Nelson e Kitsh reúnem-se com representantes da FAMATO - Federação dos Agricultores do Mato Grosso e, amanhã, com o governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT.
Entre os convidados nacionais do seminário estão Flávio Gandara, da ESALQ-USP, que falará sobre o risco dos transgênicos para a agricultura, e Fátima Oliveira da UFMG e Sec. Executiva da Rede Feminista de Saúde, falando sobre implicações para a saúde.
Saite do Seminário - http://www.socid.org.br/transg/ameaca_transg.htm Entidades promotoras - ANA - Articulação Nacional pela Agroecologia - Campanha "Por um Brasil Livre de Transgênicos" - CONTAC - Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação e Assalariados Rurais - CONTAG - Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura - CUT Nacional - Central Única dos Trabalhadores - FETRAF-SUL/CUT - Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar - Região Sul - MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Núcleo Agrário do Partido dos Trabalhadores - Câmara Federal
(Jornalista André Muggiati - Assessoria de Imprensa do Seminário)