EXCLUSIVO - Direto do Japão - EcoAgência de Notícias
17-mar-03
Carlos Tautz*
O Brasil pode sediar a quarta edição do Fórum Mundial das Águas, que acontece em 2006. Também estão na disputa o México, a Turquia e o Egito, que leva clara vantagem porque seu ministro dos Recursos Hídricos e Irrigação, Mahmoud Abu-Zeid, tambem é presidente de uma das mais influentes organizações empresariais do setor, o Conselho Mundial da Água (CMA).
A decisão será tomada em duas etapas. A primeira acontece em 27 de junho, quando uma selecao preliminar acontece em Marselha, França. A decisão final acontece na assembléia do Forum, provavelmente na mesma cidade.
A primeira edição do evento aconteceu em 1997 no Marrocos. A segunda, em 2000, teve lugar na Holanda e a terceira, ao custo de pelo menos 10 milhões de dolares, iniciou-se no dia 16 e termina em 23 de março na cidade japonesa de Quioto.
A primeira condição para o país concorrer ao posto de sede é o oferecimento formal de apoio do governo do país pretendente. Nenhuma Nação ainda tomou essa posição.
*O repórter viajou a convite da Fundação Ford - Jornalista Carlost Tautz - tautz@ecoagencia.com.br - EcoAgência de Notícias