As últimas notícias da EcoAgência
[ Página Inicial - Buscar - ]


NACIONAL - ONG afirma que escassez de água precisa ser combatida já

De: - EXCLUSIVO - EcoAgência de Notícias
Date: 06-mar-03

Falar em escassez de água em um país que detém quase 20% das reservas globais desse recurso natural parece desnecessário ou fora de hora. No entanto, a poluição e o desperdício diminuem a quantidade e a qualidade do recurso natural a cada dia. Os prejuízos para o meio ambiente e para a saúde tendem a crescer se medidas regulatórias e mitigatórias não forem adotadas em curto prazo.

Para Roberto Messias Franco, secretário-geral do WWF (Fundo Mundial para a Natureza) no Brasil, a escassez de água não é uma ameaça futura, mas sim um problema presente. Na região costeira, a maioria dos grandes centros urbanos já sofre com a falta d’água. A situação dos recursos hídricos no Brasil e no mundo é tema de um abrangente relatório preparado e divulgado nessa quarta-feira pela Organização das Nações Unidas (ONU). “O alerta é atual e urgente”, diz Franco.

"Quem acha que a água é um problema futuro deve ir a São Paulo, Rio de Janeiro ou Minas Gerais e ver o estado calamitoso dos rios", afirma o secretário-geral da ONG. Muita gente não tem acesso ao recurso natural, e muitos usam em casa água de péssima qualidade, o que tem conseqüências na saúde. "É preciso começar imediatamente a reverter o processo de degradação dos corpos hídricos brasileiros", salienta.

Onde a situação ainda não é tão crítica – como na Amazônia e no Pantanal – é preciso estabelecer imediatamente mecanismos de gestão das bacias hidrográficas, antes que os conflitos se instalem. Para o WWF, a recuperação das bacias hidrográficas é tarefa para todos. É preciso ação por parte do Governo Federal, por meio de seus ministérios, dos governos e companhias de água e de saneamento, das prefeituras e dos cidadãos.

"Embora o Brasil tenha uma legislação moderna, talvez seja o país com o maior número de comitês de bacia, a gestão ainda não se dá de forma preventiva", diz Samuel Barreto, coordenador do Programa Água Para a Vida da ONG. "Onde os conflitos já estão instalados as resoluções são mais caras e mais complexas", alerta.

Independente de maior ou menor disponibilidade de reservas hídricas, brasileiros de todas as partes do país sofrem com a falta de acesso à água. Mais de 8 milhões de famílias brasileiras não têm acesso a água de boa qualidade em suas casas, inclusive na Amazônia. "Acesso à água de qualidade é um direito humano básico", lembra Barrêto.

Notícias relacionadas

NACIONAL - Cobrança pelo uso da água poderá recuperar rios degradados
NACIONAL - Grupo de estudos avaliará impactos de projetos de hidrelétricas
NACIONAL - Fórum Social das Águas abre inscrições
NACIONAL - Água é um bem público comum e universal

Página do WWF / Brasil

http://www.wwf.org.br/


Jornalista Aldem Bourscheit, Assessor de Imprensa da Abema e membro do NEJ/RS - aldem@ecoagencia.com.br


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.