EcoAgência de Notícias 06-mar-03 |
A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) leu nesta quarta-feira (5) em Plenário um texto do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) contra a pirataria praticada sobre recursos biológicos e conhecimentos tradicionais da Amazônia.
O texto, intitulado “Campanha contra a biopirataria”, resultou de encontro realizado no dia 26 de fevereiro, em Brasília, do qual saiu a idéia de criar um grupo técnico para organizar uma campanha contra a biopirataria.
Esse grupo pretende ampliar a campanha iniciada pela organização acreana Amazonlink.org, que constatou a impossibilidade de comercializar produtos do cupuaçu usando este nome, de origem indígena e de domínio das comunidades amazônicas, por ele ter sido registrado como marca pela multinacional japonesa Asahi Foods na Europa, Estados Unidos e Japão.
De acordo com o texto lido pela senadora, este é o momento propício para as organizações amazônicas reunirem todos os movimentos que estão lutando contra a biopirataria e exigir do Brasil o enfrentamento das contradições existentes entre a Convenção da Diversidade Biológica, firmada no Rio de Janeiro em 1992, e as normas sobre patentes da Organização Mundial de Comércio, aprovadas poucos anos depois.
(Ecoagência com Agência Senado) © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA