As últimas notícias da EcoAgência
[ Página Inicial - Buscar - ]


REGIONAL - Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental começa a fazer contatos para sua viabilização

EXCLUSIVO - EcoAgência de Notícias
06-mar-03

Pesquisadores e professores dos três estados da Região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) estão criando a Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (REASul). A entidade, formada a partir do projeto Tecendo Redes de EA na Região Sul, está sendo organizada por um convênio entre o Fundo Nacional do Meio Ambiente (Ministério do Meio Ambiente), Programas de Pós-Graduação das Universidades do Vale do Itajaí (UNIVALI), em Santa Catarina, e da Fundação Universidade Rio Grande (FURG), do Rio Grande do Sul, Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul (Cepsul/IBAMA), Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do IBAMA em Santa Catarina e a ONG Mater Natura, de Curitiba.

A entidade é coordenada pelo professor e doutor José Vicente de Freitas, da FURG, e está começando a manter contato com todas as entidades da Região Sul para a elaboração de um amplo diagnóstico dos especialistas e pesquisadores em educação ambiental, além de programas, projetos, ações, experiências, materiais produzidos e práticas sustentáveis nos três estados do sul do país. A REASul já lançou seu site http://www.reasul.univali.br, onde estarão disponibilizadas informações em Banco de Dados, biblioteca virtual, fóruns e lista de discussão eletrônica.

Segundo o professor José Vicente de Freitas, após a efetivação do diagnóstico inicial, a REASul pretende ampliar a rede incentivando a estruturação de elos regionais e núcleos ou grupos de pesquisa em educação ambiental, integrando novas instituições e implementando a criação de grupos de trabalho regionais. Também são objetivos da entidade a realização de seminários regionais presenciais, a criação do estatuto, a integração com as comissões institucionais de educação ambiental em cada estado e com a Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA).

O coordenador da rede lembra que como a entidade ainda está em formação, todas as pessoas e instituições são bem vindas. “Só existiremos de fato e de direito”, enfatiza ele, “se nos articularmos virtual e presencialmente, no sentido de utilizarmos a cultura de redes para aproximar pessoas, instituições e ONGs que estejam dispostas a trabalhar cooperativa e solidariamente para torna-la realidade”. O processo de organização e consolidação da REASul e do seu estatuto culminará com a organização do I Encontro da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental e do II Simpósio Sul Brasileiro de Educação Ambiental, que será realizado na UNIVALI, em Itajaí, de 7 a 10 de dezembro deste ano.

Jornalista Juarez Tosi (NEJ/RS) - juarez@ecoagencia.com.br © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANG


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.