De: - EcoAgência de Notícias
Date: 28-fev-03
Técnicos e especialistas em promoção comercial do Ministério da Agricultura, da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha e da Agência de Promoção às Exportações (Apex) devem concluir em um mês um estudo completo sobre os problemas enfrentados pelas empresas brasileiras de produtos orgânicos na hora de exportar. O estudo será feito com base em informações de aproximadamente 40 empresas brasileiras com destaque no setor. Entre os quesitos que serão avaliados, estão a forma de apresentação dos produtos, certificação, rótulos, embalagens, logomarcas e os procedimentos de produção.
A partir da pesquisa, a intenção do governo e das entidades ligadas ao projeto é definir procedimentos padrões de qualidade que garantam a participação do Brasil no crescente mercado europeu de orgânicos - alimentos produzidos sem agrotóxicos e processados sem uso de produtos artificiais. "O mercado para este setor ainda tem bastante espaço para crescer. Ainda exploramos uma parcela mínima para o tamanho deste potencial", disse a coordenadora-geral de Promoção da Exportação do Ministério da Agricultura, Tânia Uchoa.
Segundo ela, a meta é conquistar o exigente mercado alemão para transformá-lo na porta de entrada dos orgânicos brasileiros no mercado europeu. "O mercado alemão é de 89 milhões de habitantes dispostos a comprar e pagar bem", concluiu. Entre os produtos brasileiros que mais chamam a atenção dos estrangeiros estão o mel orgânico, café torrado, frutas desidratadas e a carne bovina orgânica.
(Gustavo Bernardes, Agência Brasil - ABr)
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