De: - EcoAgência de Notícias
Date: 25-fev-03
A economia de energia também rende prêmios. As inscrições para o Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, edição 2002/03, encerram no início de março. Patrocinado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), da Eletrobrás, o Prêmio tem seis categorias: Imprensa; órgãos e empresas da Administração Pública; empresas do setor energético; indústrias; micro, pequenas e médias empresas; além de edificações.
Na categoria imprensa, concorrem matérias veiculadas sobre o tema Conservação de Energia, entre 22 de dezembro de 2001 e 7 de março de 2003.
O Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia foi instituído por decreto presidencial em dezembro de 1993, como forma de reconhecimento público ao empenho e aos resultados obtidos pelos diversos agentes que atuam no combate ao desperdício de energia. O objetivo do prêmio é estimular segmentos da sociedade a implementar ações que efetivamente reduzam o consumo de energia elétrica.
A geração, distribuição e o uso da energia podem causar impactos negativos ao meio ambiente. Entre os principais riscos estão, a exploração dos recursos naturais e emissão de rejeitos no meio ambiente (solo, água e ar) e modificação da paisagem e clima, com prejuízos aos ecossistemas, a fauna e a flora. Uma política correta de preservação ambiental, de acordo com o programa, traz vários benefícios, como aumento da segurança no abastecimento de energia, contribui para a eficiência econômica e melhora a proteção ambiental.
O principal objetivo do programa é combater o desperdício de energia elétrica, tanto no lado da produção como no do consumo, concorrendo para a melhoria da qualidade de produtos e serviços, reduzindo os impactos ambientais e fomentando a criação de empregos. As metas de longo prazo do Procel estão consignadas no Plano 2015. Prevêem uma redução de demanda da ordem de 130 bilhões de kWh em 2015, evitando a instalação de 25.000MW (cerca de duas usinas de ITAIPU). O ganho líquido para o País será de R$ 34 bilhões.
Ministério de Minas e Energia http://www.mme.gov.br
Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) http://www.eletrobras.gov.br/procel/
Jornalista Juarez Tosi (NEJ/RS) - juarez@ecoagencia.com.br © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA