17-fev-03
Vereadora em Rio Branco, Deputada Estadual e depois Senadora, pelo Acre, Marina Silva tem uma história pessoal e política que já lhe rendeu reconhecimentos de todo tipo, especialmente por sua atuação marcante em torno das questões ambientais.
Nascida na floresta amazônica, numa das regiões mais pobres do Brasil e do mundo, ela foi seringueira, agricultora, empregada doméstica. Ao se mudar para Rio Branco para tratar de uma saúde debilitada por hepatites, malárias e uma contaminação por mercúrio, ela conseguiu estudar até formar-se em História, ao mesmo tempo em que fez crescer sua militância política, tornando-se uma ativista ambientalista e procurando na carreira política os caminhos para ampliar o debate ambiental e buscar os meios de promover o tão pretendido desenvolvimento auto sustentável. Tarefas, agora, da Ministra Marina Silva. E tema do Roda Viva hoje entre 22h30min e meia noite na TV Cultura e centenas de retransmissoras no Brasil.
Convidados para a bancada de entrevistadores: Lourival Sant'Anna, Repórter Especial do Jornal O Estado de S.Paulo; Washington Novaes, consultor de meio ambiente da TV Cultura e supervisor geral do Repórter Eco; Carlos Eduardo Lins e Silva, Diretor Adjunto do Jornal Valor Econômico; Regina Scharf, jornalista especializada em Meio-Ambiente e integrante da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental; Peter Milko, geógrafo e diretor geral da Editora Horizonte Geográfico; Carlos Tautz, editor da Revista Ecologia e Desenvolvimento e da EcoAgência de Notícias Ambientais, criada no âmbito da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental durante o Fórum Social Mundial, em janeiro de 2003, na cidade de Porto Alegre.
O programa Roda Viva é retransmitido ao vivo pela TV Educativa do Rio Grande do Sul (canal 7) e nas principais redes de TV por satélite e a cabo no Brasil.
(material de divulgação da TV Cultura - http://www.tvcultura.com.br/tvcultura/destaquetv0302/destaquetv030217.htm#rodaviva)