LOCAL - Caingangues passarão a ocupar espaço na Lomba do Pinheiro | |
De: - EXCLUSIVO - EcoAgência de Notícias Date: 11-fev-03 |
Fotos de Juarez Tosi - juarez@ecoagencia.com.br |
O Espaço de Sustentabilidade conquistado pelos índios prevê, além da construção das moradias, um centro cultural, um posto de saúde e uma escola bilíngüe. No espaço, eles poderão confeccionar seu artesanato, que depois será vendido. De acordo com o líder caingangue Zílio Salvador, 49 anos e natural de Nonoai, a área foi uma grande vitória da comunidade e de todos que apoiaram a luta indígena. Fazendo um discurso na língua caingangue, ele enfatizou que há 12 anos seu povo está lutando para obter o espaço. “A terra é nossa mãe”, disse ele, “Ela nos trouxe e ela nos levará”, completou.
Conquista pioneira
O procurador da República presente à solenidade, Marcelo Veiga Beckhausen, destacou o trabalho como sendo de referência para todo o país. “A conquista dessa comunidade é pioneira em nosso Brasil. Porto Alegre torna-se hoje referência nacional pelo trabalho realizado na causa indígena. E o povo caingangue merece muito mais, pelo sofrimento a que tem sido submetido. Com essa ação, a comunidade indígena está sendo respeitada e reconhecida pelo Poder Público”, disse.
Aproveitando a lembrança de trabalho pioneiro, Verle disse lamentar que “essa iniciativa não seja uma prática rotineira no país. É nosso dever manter a cultura indígena, respeitando-a”, enfatizou. O prefeito ganhou da liderança indígena um cocar, em sinal de apreço ao seu esforço no sentido de garantir para a comunidade caingangue aquele espaço de terra.
A secretária Municipal dos Direitos Humanos, Helena Bonumá, enfatizou a importância dos índios terem seu pedaço de terra. Segundo ela, a idéia da habitação não se resume a ter um lar, mas reside fundamentalmente em possuir um lugar onde a pessoa se sinta bem e garanta a segurança para sua família. “É somente dessa forma que se constrói a cidadania”, destacou.
Jornalista Juarez Tosi - juarez@ecoagencia.com.br © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA