As últimas notícias da EcoAgência
[ Página Inicial - Buscar - ]


ONU tenta dar novo impulso às decisões da Rio+10

De: - EcoAgência de Notícias
Date: 30-jan-03

Texto

Na tentativa de pôr em prática alguma ação concreta após a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (chamada no Brasil de Rio+10), que se realizou ano passado na África do Sul, a Comissão sobre Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas elegeu Valli Moosa, Ministro de Meio Ambiente da África do Sul, como presidente do próximo encontro da Comissão sobre Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (CSD). O evento será entre 28 de abril e 9 de maio de 2003, em Nova Iorque.

Segundo informações do Departamento de Informações Públicas da ONU, o encontro servirá para estruturar o programa de trabalho e assegurar o cumprimento de algumas decisões tomadas na Rio+10. “O desafio para esta sessão será traduzir as decisões da Cúpula de Joanesburgo em ações práticas para as próximas décadas, com participação ativa de políticos e experts das mais variadas áreas”, disse Moosa. É esperado um grande número de ministros de Estado para o seguimento de “alto-nível” do encontro nos Estados Unidos.

Em Joanesburgo, na Rio+10, passaram a englobar o rol de decisões oficiais as chamadas iniciativas de parcerias voluntárias – envolvendo governos, sociedade civil e setor privado – com a idéia de complementar as ações governamentais e gerar resultados diretos. Mais de 300 parcerias foram anunciadas na África do Sul, e a CSD segue recebendo propostas.

A Comissão foi criada pela ONU para monitorar e relatar o estágio de implementação da Agenda 21, documento que reúne diretrizes para que a humanidade alcance um modelo de desenvolvimento ecologicamente sustentável e socialmente justo. A Agenda foi oficialmente adotada durante a Eco92, que se realizou no Rio de Janeiro, em 1992. A Comissão tem se reunido anualmente para estimular governos, empresas e outras organizações para trabalharem por mudanças econômicas e sociais com vistas na sustentabilidade planetária.

No entanto, a Agenda 21 tem obtido melhores resultados em termos de implementação no nível local, e não nos âmbitos regional, nacional e internacional, como era esperado desde o seu lançamento, há mais de uma década. Entidades civis de todo o globo reunidas em Joanesburgo não pouparam críticas após o anúncio dos resultados finais da Cúpula, em setembro de 2002. Segundo eles, predominaram os interesses de mercado em detrimento dos valores ecológicos e humanos. Para essas entidades, a maioria das ações propostas não deve sair do papel, pois tem caráter voluntário, longo prazo para implementação e dependem de arranjos econômicos que não encontram reflexo na maioria dos países em desenvolvimento.

Para saber mais

Página Oficial da Rio+10 (em inglês) - http://www.johannesburgsummit.org
Plano de Ação da Rio+10 (em português) - http://www.riomaisdez.org.br/documentos.htm



Aldem Bourscheit - aldem@ecoagencia.com.br - © EcoAgência de Notícias, janeiro 2003 - http://www.ecoagencia.com.br. Membro do NEJ/RS e Assessor de Imprensa da Abema


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.