De: - EXCLUSIVO - EcoAgência de Notícias
Data: 27-jan-03
Hora: 21:30:23
Não podemos mais ficar na cozinha deste planeta, temos de estar na mesa e sermos parte do processo para mudarmos o mundo e o modo como os negócios são realizados.
A declaração foi feita nesta segunda-feira, durante o 3º Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, pelo ator e ativista norte-americano Danny Glover. O ator, indicado como embaixador da boa vontade para o Programa de Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU), falou a uma platéia que incluía militantes afro-descendentes, admiradores e cinéfilos.
Glover afirmou ser necessário haver uma “revolução de valores” na sociedade e que todos se oponham à guerra e à invasão do Iraque pelos Estados Unidos. Afirmando ser inadmissível que a cultura seja definida pelo mercado, ele conclamou à participação popular: “Podemos criar o mundo maravilhoso que sonhamos. Ninguém está isento desta responsabilidade. Não somos deuses, mas somos muitos.”
Glover disse que a conservação da vida no planeta deve ser a prioridade de todos e, para isso, é preciso que se defenda um modelo de desenvolvimento sustentável que proteja o meio ambiente. Diante do assédio de fotógrafos e de algumas pessoas da platéia que pediam autógrafos, Glover chegou a ficar irritado durante o seu depoimento e advertiu: “Não vim aqui para uma sessão de autógrafos nem para posar para fotografias. Estamos aqui para debatermos que tipo de mundo queremos.”
Ele defendeu ainda que se privilegie a cooperação, o diálogo e a reconciliação ao invés da competição entre as pessoas. “Temos de dizer não à guerra. Não podemos continuar fingindo que somos ilhas neste mar imenso.” De acordo com Glover, é preciso denunciar organizações que ajudam a aumentar a exclusão social no mundo e abolir instituições financeiras como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI), que, afirmou, colocam os cidadãos em situação frágil. “Atualmente, eles é que determinam o que irá acontecer com cada um de nós.”
Para encontrar um breve currículo de Danny Glover, consulte: www.forumsocialmundial.org.br/main.asp?id_menu=7_5_1&cd_language=1
Carlos Scomazzon - carlos@ecoagencia.com.br - © EcoAgência de Notícias, janeiro
2003 - http://www.ecoagencia.com.br.