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FSM – Deputado da Galícia pede controle da navegação em nível internacional
De: - EXCLUSIVO - EcoAgência de Notícias
Date: 26-jan-03
Time: 13:58:56
Mário Soares e Camilo Nogueira
Foto de Neco Varella
- nvarella@terra.com.br 

Texto

        PORTO ALEGRE - A regulação do tráfego marítimo internacional deveria ser alvo dos movimentos que pedem outra globalização. Essa é a opinião de Camilo Nogueira (na foto, à direita, ao lado do ex-presidente de Portugal, Mário Soares), deputado do Partido Nacionalista espanhol que representa a Galícia no Parlamento da União Européia. “Os mares são a reserva estratégica da humanidade”, disse.

O pequeno Estado, no extremo noroeste da Espanha, é vítima de um dos maiores desastres ecológicos da história, desde que o petroleiro Prestige afundou em sua costa, com quase 80 mil toneladas de petróleo, no dia 19 de novembro de 2002. O navio derramou cerca de 20 mil toneladas do produto quando naufragou e, até o momento, continua manchando de negro o mar da Espanha. Estima-se que mais da metade do óleo ainda esteja na embarcação, vazando continuamente. Segundo o deputado, mais de 80 mil pessoas que dependiam direta ou indiretamente do ambiente marinho para sobreviver, com a pesca, com o turismo, por exemplo, foram afetadas pelo desastre. Todos os 1,2 mil quilômetros de costa da Galícia foram atingidos pelo óleo. “Esse é o sexto acidente que sofremos em 30 anos. Somos os campeões mundiais em desastres com derrames de petróleo”, lamentou o parlamentar.

Além disso, conforme Camilo, “as autoridades do governo espanhol e da União Européia não têm sido convincentes no auxílio à Galícia com suas atitudes. A ajuda inicial da Espanha foi nula, e a UE destinou 5 milhões de Euros apenas quando já havia passado algum tempo do acidente, quando muitas pessoas já tinham sido atingidas e o impacto ambiental era ainda maior”, disse.

Falando em galego, língua bem próxima ao português, o deputado protestou pelo estado de desorganização e descontrole da navegação marítima em nível internacional. “O registro do Prestige era da Libéria, o dono era Grego, o armador era russo, a seguradora da embarcação era britânica, e o órgão responsável pela fiscalização, que diz se o navio pode ou não circular, era dos Estados Unidos”, reclamou. “E não havia qualquer plano de emergência nem equipamentos para combater o derramamento. Foram feitos pedidos para abertura de inquérito quanto às responsabilidades pelo desastre, mas temos enfrentando dificuldades para levar isso adiante junto ao governo espanhol e ao Parlamento Europeu”, informou.

            A tragédia ambiental e humana ocorrida na Galícia já causou prejuízos financeiros e ecológicos de grandes proporções, com dimensão ainda não totalmente calculada. Alguns dos atingidos pela tragédia ambiental, Camilo não soube precisar quantos, estariam recebendo cerca de 40 Euros por dia como compensação pelos danos e perdas. Mas pode haver prejuízos por longos anos para mercados como o de produtos advindos da pesca e do turismo. E ainda, milhares de aves e peixes e outros seres foram mortos e continuam morrendo pela ação do óleo derramado no mar e nas praias.

Sobre a Galícia

        É uma das áreas separatistas da Espanha, tendo status de região autônoma, e sua capital é Santiago de Compostela, famosa em todo o mundo pelo fato de ser o ponto de chegada do Caminho de Santiago. Tem uma população de aproximadamente 3 milhões de pessoas, cerca de 7% do total da Espanha. Suas línguas oficiais são o espanhol e o galego.
 

Páginas na Internet

Site do governo espanhol
http://www.la-moncloa.es/

Páginda da OSRL, ONG que trata da responsabilização por derrames de petróleo (em inglês)
http://www.oilspillresponse.com/

Outros navios petroleiros que causaram desastres
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT442550-1655,00.html
 

Aldem Bourscheit - aldem@ecoagencia.com.br - © EcoAgência de Notícias, janeiro 2003 - http://www.ecoagencia.com.br.


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
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