De: - EXCLUSIVO - EcoAgência de Notícias
Date: 25-jan-03
Time: 17:23:51
No próximo dia 14 de março será lançado em Porto Alegre um grupo de trabalho interdisciplinar para atuar na área dos agrotóxicos.
A informação foi prestada hoje pela Procuradora de Justiça do Rio Grande do Sul e Presidente da Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente, Sílvia Cappelli, durante o Fórum Social Mundial. Participarão desse grupo, o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Trabalho, Secretaria da Agricultura, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Batalhão Ambiental, além das empresas de agrotóxicos, através do INPV (criado pelas empresas para dar destinação aos resíduos de agrotóxicos).
De acordo com a Procuradora de Justiça Silvia Cappelli, a situação dos agrotóxicos no Brasil ainda é muito grave. Centenas de trabalhadores intoxicam-se todos os anos trabalhando com pesticidas. “O objetivo desse grupo de trabalho”, explica ela, “é definir estratégias para melhorar a situação. Estamos muito preocupados com a saúde dos trabalhadores, com a situação das embalagens e as condições de aplicação”. Ela destaca que a idéia desse trabalho surgiu a partir das demandas ocorridas no Centro de Apoio ao Meio Ambiente do Ministério Público.
O lançamento do grupo interdisciplinar para atuar na área de agrotóxicos será no dia 14 de março, a partir das 14 horas, na sala do Conselho Superior do Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul.
Jornalista Juarez Tosi (NEJ/RS) - juarez@ecoagencia.com.br © EcoAgência de Notícias, janeiro 2003 - http://www.ecoagencia.com.br .