De: - EXCLUSIVO - EcoAgência de Notícias
Date: 25-jan-03
Time: 15:37:50
Encontro realizado sábado pela manhã no prédio 80 da PUC reuniu representantes de movimentos sociais que lutam contra a privatização da água. O objetivo era trocar experiências e informações sobre a exploração dos recursos hídricos e conhecer mais acerca das lutas de comunidades de diferentes países pela defesa de mananciais, reservas subterrâneas e oceanos. Os casos foram apresentados por representantes de Bolívia, Equador, Nicarágua, Nepal, Japão, Canadá e Estados Unidos. Além destes, militantes de organizações da Índia, Espanha e Brasil estavam presentes. Eles combinaram que o próximo passo é planejar ações diretas para impedir as corporações de tomar o controle sobre os recursos hídricos e estabelecer a agenda de campanhas internacionais de denúncia e solidariedade. A reunião de trabalho está marcada para amanhã.
Os brasileiros convidaram os representantes das demais organizações para participar do Fórum Social das Águas que será realizado de 16 a 23 de março, em Cotia, a 30 km de São Paulo. Este evento vai ocorrer paralelo ao Fórum Mundial das Águas, em Kyoto, Japão, que irá reunir autoridades governamentais e empresariais para debater e determinar estratégias mundiais para a gestão das águas com base em seu valor econômico. Alguns dos representantes, canadenses, japoneses e nepaleses vão aproveitar a reunião de amanhã em Porto Alegre para organizar as manifestações que irão realizar em Kyoto no mês de março.
Para saber mais, visite os sites com os estudos de caso:
Bolívia: Water Privatization Case Study: Cochabamba http://www.democracyctr.org/waterwar/index.htm
United States: Case study of US Cities: Water Privatization: a broken promise http://www.citizen.org/cmep
Para saber sobre o Fórum Social das Águas no Brasil http://www.biodiversidadeglobal.org http://www.socialworldwaterforum.org
Barbara Arisi - barbara@ecoagencia.com.br - © EcoAgência de Notícias, janeiro 2003 - http://www.ecoagencia.com.br .