As últimas notícias da EcoAgência
[ Página Inicial - Buscar - ]


FSM - Movimento Grito das Águas é o exército de Brancaleone

De: - EXCLUSIVO - EcoAgência de Notícias
Data: 25-jan-03
Hora: 13:53:53

Uma kombi laranja, com adesivos do Fórum Social das Águas, repleta de jornais e panfletos pára em frente ao Cais de Porto Alegre. Descem dela nove pessoas e começam a desembarcar fardos de jornais e panfletos. Logo, os curiosos que olham a kombi começam a escutar uma transmissão de rádio. Um dos locutores fala em português; o outro, em inglês e em espanhol. “ Você está sintonizado na Rádio Biodiversidade Global, uma rádio alternativa”. Os locutores convidam todos a participar do Fórum Social das Águas, que irá reunir de 16 a 23 de março, no Parque Cemucam, em Cotia, a 20 km de São Paulo, pessoas que trabalham pela proteção ambiental e pelo manejo sustentável das águas.

O Fórum Social das Águas será realizado na mesma data em que ocorre no Japão o World Water Forum, onde empresários e governos pretendem decidir os rumos da privatização das águas do planeta. Um encontro da sociedade civil semelhante ao brasileiro está agendado também para Florença, Itália.

A kombi do Movimento das Águas e do Instituto Vis Viva de Fomento Socioambiental veio de São Paulo, distribuindo o Boletim Biodiversidade Global pelo caminho. O veículo chamou atenção com sua rádio de alto falantes e parou cidades do interior do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Pelo caminho, os tripulantes reuniram-se com ecologistas de Fazenda Rio Grande, Curitiba, Joinville, Florianópolis, Garopaba, Laguna, Criciúma, Sombrio, Torres, Gravataí até finalmente chegarem em Porto Alegre, seu destino, para participar do FSM. “Somos um exército de Brancaleone”, diz Leonardo Morelli, do Movimento Grito das Águas.

Uma vez em Porto Alegre, rumaram para a hospedagem solidária para dormir em um ginásio de esportes. No dia seguinte, a tarefa de alguns era distribuir jornais, a de outros colar cartazes; os delegados rumaram para participar de painéis e mesas de trabalho, a fazer contatos com jornalistas internacionais e brasileiros, enfim, todas as atividades de militância e divulgação proporcionadas pelo FSM. Todos os dias, às 22 horas, uma reunião ao pé da chaminé da Usina do Gasômetro é feita para reunir o grupo, trocar as agendas, planejar o que fazer no dia seguinte. Ao todo, mais de 24 pessoas vieram para trabalhar pelo Movimento Grito das Águas no FSM.

Em Porto Alegre, eles conheceram representantes de outros movimentos sociais de Equador, Bolívia, Nicarágua, Índia, Nepal, Canadá, Estados Unidos, Brasil que têm os mesmos objetivos, de promover a participação da sociedade civil organizada nas decisões sobre o manejo dos recursos naturais. “A partir da abordagem social das águas, um planeta mais saudável e sustentável é possível, gerando oportunidades, renda e felicidade para as comunidades organizadas”, acredita Morelli. Ao final do FSM, os ocupantes da kombi retornarão para São Paulo com a sensação de dever cumprido e a certeza de que o Fórum Social de Porto Alegre é um espaço rico para debate, troca de informações entre grupos do mundo todo e para a articulação de ações diretas para que o futuro do planeta seja possível.

Para saber mais sobre o Forum Social das Águas em Cotia SP Brasil, visite http://www.biodiversidadeglobal.org http://www.socialworldwaterforum.org

Barbara Arisi - barbara@ecoagencia.com.br - © EcoAgência de Notícias, janeiro 2003 - http://www.ecoagencia.com.br


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.