De: - EXCLUSIVO - EcoAgência de Notícias
Date: 25-jan-03
Time: 06:08:14
DIA 25 - SÁBADO ===============
1) 9h às 12h (VERA,...) – FRITJOF CAPRA – Conferência sobre o tema Ciência para uma Vida Sustentável, com os debatedores Leonardo Boff e Lama Padma Santem (físico budista). A moderação será do filósofo Celso Marques, da Agapan. Será no auditório Araújo Viana, em parceria com a Via Campesina.
2) 5) 8H30-12H – (CARLOS E ALDEM) - OFICINA DO NEJRS COM JOSÉ AUGUSTO PÁDUA E EDUARDO BUENO (PENINHA) – Será na sala 230 do Prédio 8 da PUCRS. Visão Ecológica da História do Brasil: Repensar o Passado para Transformar o Futuro. As conseqüências sociais, econômicas e políticas do uso irracional dos recursos naturais são pauta desde o Século XVIII. Na época, alguns brasileiros já alertavam para os perigos que tal prática traria para o futuro do país. O historiador José Augusto Pádua, doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), analisou cerca de 150 textos de 50 autores no período de 1786 a 1888. Sua obra Um Sopro de Destruição traz as raízes do pensamento e da crítica ambiental no Brasil Escravista.
3) TODO DIA - (Aldem pela manhã) – SEMINÁRIO DA ABRADECEL, com apoio do NEJRS
4) 8H30 – (JUAREZ) - "SUSTENTABILIDADE E DIREITOS SOCIOAMBIENTAIS" – Na PUCRS. O desenvolvimento ambientalmente sustentável e socialmente justo, que permita e possibilite a continuidade da vida no planeta, em toda a sua complexa diversidade, constitui-se no alicerce central de toda agenda ambiental, especialmente a partir das Conferências do Rio e de Johannesburgo, representa hoje, em escala global, em um dos principais tópicos de discussão nas relações norte-sul. Ganha relevo nesse debate as relações entre desenvolvimento sustentável e organização democrática do Estado, cujas implicações políticas e jurídicas serão debatidas durante a oficina.
Os palestrantes convidados são:
- Juliana Ferraz da Rocha Santilli - Promotora de Justiça Adjunta do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios;
- Sandra Cureau - SubProcuradora Geral da República e Diretora-Geral da ESMPU;
- Aspásia Brasileiro Alcântara de Camargo - Diretora do Centro Internacional de Desenvolvimento Sustentável;
- Sílvia Capelli - Promotora de Justiça no Rio Grande do Sul.
5) MANHÃ - PAINEL NO CAIS DO PORTO OU NA SALA 5 DO ACAMPAMENTO DA JUVENTUDE SOBRE Estratégias para Democratização da Mídia Estrutura, funcionamento e o papel das mídias. Produção, acesso, qualidade, distribuição e democratização de informações. O controle social sobre as mídias e sobre o poder da mídia.
- Irene Leon, Alai, Equador (confirmado) propostas/espanhol - Steve Rendall, Fairness and Accuracy in Reporting, Estados Unidos (confirmado) - Daniel Herz, Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Brasil (confirmado) propostas/português - Blanca Eeckut, Catia Te Ve, MediaWatch, Venezuela (confirmado) - Mario Lubektin, IPS, Uruguai (confirmado) - Diana Senghor, Panos Institute of West Africa, Senegal
6) MANHÃ – PAINEL NO CAIS DO PORTO OU NA SALA CINCO DO ACAMPAMENTO DA JUVENTUDE SOBRE O TEMA “Governança Econômica Global e Instituições Internacionais” Quais alternativas podemos propor para a OMC, o Banco Mundial e o FMI? Como podemos elaborar o conceito do governo econômico global, que favoreça um governo voltado para o desenvolvimento econômico sustentável para todos os países?
- S. P. Shukla, National Working Group on Patent Laws, Índia - Aurélio Vianna, Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais, Brasil (confirmado) - Luis Fernandes, IRI/PUC-RJ, Brasil (confirmado) - Njoki N. Njehl, 50 Yars is Enough, Estados Unidos/Quênia (confirmado) - Cecilia Lopez, Iniciativa Cartagena, Colômbia (confirmado) - Yao Graham, Gana (confirmado) - Kevin Danaher, Global Exchange, EUA (confirmado)
7) 14H30 - 18H – (ALDEM) - SEMINÁRIO RIO + 11: Um mundo sustentável é possível. Local: Cepuc 4 Organização: Vitae Civilis - Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Ambiente e o Desenvolvimento/ FBOMS; Assembléia Permanente do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul/Apedema-RS; Rede Brasileira de Justiça Ambiental; Central Única dos Trabalhadores/CUT; Cone Sul Sustentável/Brasil Sustentável e Democrático; Vitae Civilis; Prefeitura do Porto Alegre. Continua no dia 26 pela manhã.
8) 13H30 – 14H30 – (BELA E ADRIANO) - TESTEMUNHO DO SEBASTIÃO SALGADO (Brasil) - Fotógrafo reconhecido internacionalmente e adepto da tradição da "fotografia engajada", Sebastião Salgado recebeu praticamente todos os principais prêmios de fotografia do mundo como reconhecimento por seu trabalho. Viajando pela América Latina durante sete anos (1977-1984), Salgado fez um estudo das diferentes culturas da população rural e da resistência cultural dos índios e de seus descendentes no México e no Brasil. Nos anos 80, trabalhou 15 meses com o grupo francês Médicos Sem Fronteiras durante a seca na região do Sahel, na África. Na viagem produziu Sahel: O Homem em Pânico (1986), um documento sobre a dignidade e a perseverança de pessoas nas mais extremas condições. Entre 1986 e 1992, fez Trabalhadores (1993), um documentário fotográfico sobre o fim do trabalho manual em grande escala em 26 países. Em seguida, produziu Terra: Luta dos Sem-Terra (1997), sobre a luta pela terra no Brasil, e Êxodos e Crianças (2000), retratando a vida de retirantes, refugiados e migrantes de 41 países. Local: Cepuc 2
9) 14H – (ADRIANE) - OFICINA SOBRE A MATA ATLÂNTICA NO HOTEL EVEREST. Tema: O Corredor do Rio Paraná, também conhecido como corredor trinacional, por envolver a Mata Atlântica do Brasil, Argentina e Paraguai.
10) 16H – MUTIRÃO DE LIMPEZA DO GUAÍBA - O Programa Guaíba Vive da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, juntamente com a ONG Sentinela das Águas e Grupo de Trabalho Ambiental do Acampamento da Juventude estará promovendo um mutirão de Limpeza da Orla do Guaíba. O mutirão ocorrerá no Sábado, dia 25/01, a partir da 16 horas e terá dois pontos de encontro: Tenda de Gestão Ambiental do Grupo de Trabalho Ambiental dentro do Acampamento da Juventude e outro será junto ao anfiteatro Por do Sol. O resíduo coletado será encaminhado para destino adequado. A participação a aberta a todos os interessados. A ação foi agregada às atividades oficiais do Acampamento da Juventude. O Objetivo deste mutirão, mais do que limpar a orla, "é mostrar que lixo é lixo em qualquer lugar do mundo e que em muitos países o tratamento dado à ele por algumas pessoas não é adequado". Fonte: Fabiano Cardoso - Ass. Imprensa da SMAM - Fones: 3289 7512 - 9981 3586
11) 20H30 – LANÇAMENTO DO JORNAL BRASIL DE FATO – Via Campesina – Araújo Viana
12) ASSOCIAÇÃO DAS VÍTIMAS DO CÉSIO 137 promove debate. Detalhes pelo telefone 62 811 40621.
13) 16H – 18H – (CARLOS) – Conferência Direitos e Diversidade. Blanca Chancoso, Equador (confirmado) Dirigente de Relações Internacionais da Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (Conaie) Paul Hofman (confirmado) Paulo Jorge Vieira, Portugal (confirmado)
14) 17H – OFICINA DO WWF-BRASIL SOBRE A Participação da Sociedade Civil na Gestão dos Recursos Hídricos no Brasil - Prédio: 11 da PUCRS - Sala: 511.
15) 12h - (MARCO) Manifestação do WWF na PUCRS
Roberto Villar Belmonte - roberto@ecoagencia.com.br - © EcoAgência de Notícias, janeiro 2003 - http://www.ecoagencia.com.br .