FSM - Teatro e música cubana na abertura do
|
|
De: - EXCLUSIVO - EcoAgência de Notícias Data: 25-jan-03 Hora: 00:07:16 |
Comissão Executiva do
ForumZinho |
Porto Alegre – Um, dois, três! Contaram em coro centenas de crianças e dezenas de professores de escolas de Porto Alegre e também do Exterior, dando início à segunda edição do FórumZinho Social Mundial, evento paralelo ao Fórum Social Mundial e dedicado ao público infantil. Como em 2002, o evento se realiza no Colégio Júlio de Castilhos, o Julinho, e segue até o dia 28, com oficinas, painéis, livrarias e outras atividades. Em seguida, houve a apresentação da peça “Todos os mundos possíveis”, montado por um grupo de artistas amadores da capital gaúcha.
Olhos atentos acompanharam o desfile de fadas, bonecos, de João e Maria, do Negrinho do Pastoreio, de Branca de Neve e os Sete Anões, de Emília e Visconde de Sabugosa, muitas personagens que ainda povoam o imaginário infantil, mesmo em tempos de Rede Mundial de Computadores, videogames e infâncias vividas em apartamentos. A estudante cubana Jenny Sotolongo, 14 anos, vestida com uniforme cinza e branco, acabou encantando a todos com sua voz, apresentando a música Por que cantamos?
Para Marilise Doege Esteves, professora há 24 anos e membro do Comitê Nacional da Carta da Terra, atividades como as desenvolvidas no FórumZinho “estimulam a fantasia e o imaginário das crianças, e ainda melhoram o relacionamento com a família e com a sociedade”. Além disso, “esse tipo de encontro resgata valores que andam um pouco esquecidos em nossa sociedade, como o companheirismo, a solidariedade, o contato com a natureza e a amizade”, completou.
De acordo com material distribuído pelo Núcleo de Amigos da Infância e da Adolescência (Naia), entidade responsável pela organização do evento, “a questão do meio ambiente está presente no FórumZinho desde a primeira edição por meio das oficinas e atividades culturais realizadas, como o exemplo do Circo Ambiental – um projeto de educação ambiental promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul em 2002, e agora esta presente de uma forma mais ampla como tema transversal”.
CARTA DA TERRA – Membros da Comissão da Carta da Terra (www.earthcharter.org/earthcharter/charter_po.htm) que participam do Fórum Social Mundial 2003 estiveram reunidos no início da tarde desta sexta, no Julinho, antes da abertura do FórumZinho Social Mundial. O encontro, batizado como 'Encontro Carta da Terra – Planejamento e Estratégia para 2003’ contou com a presença de Mohit Mukherjee, diretor-executivo da Secretaria Internacional da Carta da Terra/Conselho da Terra Brasil/Costa Rica, Claudio Langone, secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, e representantes da Espanha e Estados Unidos.
No evento, foram apresentadas experiências com o uso da Carta da Terra na educação infantil e foi apresentada a Carta da Terra para Crianças. A edição, lançada pelo NAIA em dezembro do ano passado, foi lida por duas crianças, uma brasileira e uma cubana. "Essa é uma versão mais simples da Carta da Terra original, com um texto mais acessível às crianças, mais curto e com ilustrações para representar a síntese de valores e princípios que guiem a um mundo mais justo e sustentável", relatou a coordenadora do II ForumZINHO Social Mundial, Valéria Viana. | |
Marianna de Oliveira, do Brasil, e Lázaro Castro, de Cuba, lêem a Carta da Terra. Foto de Cláudia VIegas - claudia@ecoagencia.com.br |
Langone, por sua vez, salientou que “vivemos um momento de grande esperança no Brasil, e iremos fazer com que valores como os pregados pela Carta da Terra sejam trabalhados e repassados da melhor forma possível ao conjunto da população brasileira”.
Mais informações sobre o FórumZinho pelos fones (51) 9941-5713 e 3332-5743 ou pelos e-mails forumzinho@portoweb.com.br e aneverde@bol.com.br.
Saber Cuidar, de Leonardo Boff (Editora Vozes, 200 páginas)
Jornalista Aldem Bourscheit - aldem@ecoagencia.com.br - © EcoAgência de Notícias, janeiro 2003 - http://www.ecoagencia.com.br. Membro do NEJ/RS e Assessor de Imprensa da Abema