De: - EXCLUSIVO - EcoAgência de Notícias
Data: 25-jan-03
Hora: 00:06:34
Inclusão social e respeito ao meio ambiente são os temas da oficina que a Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro) realiza na próxima segunda-feira (dia 27), a partir das 14 horas, no Portal da CUT, Auditório Margarida Alves (estacionamento do Gigantinho).
Trabalhando no dia-a-dia com o transporte urbano, os metroviários conhecem muito bem os problemas que os combustíveis causas ao ar que respiramos. A discussão não é nova, mas no último ano tem adquirido uma importância especial, principalmente com o aumento do efeito estufa.
Em seu último congresso, os Metroviários de São Paulo chegaram a colocar essa preocupação no documento oficial. Segundo eles, “o crescimento do número de carros, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), responde pelo nível de monóxido de carbono superior ao limite considerado saudável em mais da metade das grandes cidades do mundo. Durante a vida útil de um automóvel – aproximadamente vinte anos – ele despeja uma média de 35 toneladas de carbono na atmosfera. A situação já é grave e, para piorar, algumas medidas para atenuar os efeitos da poluição vêm sendo burladas pelas montadoras”.
Os sindicalistas ressaltam que, recentemente o Ibama, órgão federal de defesa do meio ambiente, aplicou uma multa de 3,9 milhões de reais na Fiat, devido à produção de dois modelos de carro que causam mais poluição do que os níveis permitidos por lei: o Uno Mille Eletronic e o ELX. “Com uma malandragem”, concluem “a montadora conseguia enganar os sensores na hora do teste de emissão de gases”.
A oficina terá três painéis: O papel estruturador dos meios de transporte de massa no desenvolvimento urbano, com palestras do Professor Luís Antonio Lindau e do engenheiro Clóvis Garcez Magalhães; Os meios de transporte de massa na preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida, com a arquiteta Valeska Peres Pinto e Os meios de transporte de massa no favorecimento da acessibilidade e mobilidade dos cidadãos, com o engenheiro Rogério Belda. A coordenação será do presidente da Fenametro, Wagner Fajardo.
Jornalista Juarez Tosi (NEJ/RS) - juarez@ecoagencia.com.br © EcoAgência de Notícias, janeiro 2003 - http://www.ecoagencia.com.br .