De: - EXCLUSIVO - EcoAgência de Notícias
Date: 24-jan-03
Time: 16:33:34
“Faremos estes esforços para que digam de nós: Eles acreditam que um outro mundo é possível”, com esta frase os participantes do II ForumZinho Social Mundial, Mariana e Lázaro, 11 anos, encerraram a leitura da Carta da Terra para Crianças, lançada nesta sexta-feira (24) à tarde, durante a reunião com os membros da Comissão da Carta da Terra. Participaram do encontro, o diretor executivo da Secretaria Internacional do Conselho da Terra, Mohit Mukherjee, o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, Claudio Langone, a coordenadora do Núcleo dos Amigos da Infância e da Adolescência (Naia), Valéria Viana, e educadores que integram a Comissão.
Durante o lançamento, a educadora e contadora de histórias, Natividade de Grado, relatou o Programa Vivín Plegáts, que significa “Vivemos Juntos”, em catalão. Desenvolvido nas ilhas balenárias da Espanha, o projeto trabalho os princípios da Carta da Terra em 47 escolas, do primário e secundário. Ao final, os estudantes criam a sua versão da Carta. “Nas coisas de cada dia, trabalhamos com as crianças o conceito de cuidado”, explicou Natividade. Diferente da experiência espanhola, no Brasil, a Carta da Terra para Crianças foi elaborada por uma equipe de educadores. A coordenadora do Naia, Valéria Viana, salientou que a versão infantil é uma síntese do documento original e que “pressupõe a colaboração de um educador”.
O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente garantiu que a publicação será levada como proposta ao seu Ministério e ao da Educação para que todas as escolas tenham acesso à Carta da Terra. “Percebemos que o trabalho com crianças e adolescentes têm incidência sobre as gerações mais antigas, pois existe uma simpatia passiva das pessoas com relação às questões ambientais”, afirmou Langone. O diretor executivo da Secretaria Internacional do Conselho da Terra, Mohit Mukherjee, parabenizou a organização do Brasil com a iniciativa de tentar fazer um outro mundo possível através do Forumzinho e de experiências concretas como esta.
Em 2002, foram produzidos 10 mil exemplares da versão para crianças numa ação conjunta do Naia, Secretaria de Estado da Educação e do Meio Ambiente para serem distribuídos nas escolas que integram a rede estadual. O material também está sendo entregue às crianças durante as atividades do II ForumZinho Social Mundial 2003. Com linguagem simples, a Carta é ilustrada com desenhos em aquarela em todas as 16 páginas do livro impresso em papel não clorado. Foi considerada pela Secretaria Internacional como a melhor publicação no mundo para esta faixa etária.
Isabela Vargas Mtb: 9288 isabela@ecoagencia.com.br , janeiro 2003 - http://www.ecoagencia.com.br .