De: - EcoAgência de Notícias
Date: 24-jan-03
Time: 06:26:07
A Organização Internacional das Mulheres pelo Meio Ambiente, a Rede de Desenvolvimento Humano com apoio da Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria do Meio Ambiente, promovem o lançamento da nova versão da Agenda 21 das Mulheres por um Planeta Saudável. O ato será no dia 25/01, às 17 horas, na Tenda do Planeta Fêmea, localizado no Parque Marinha do Brasil, em frente ao Shopping Praia de Belas. Integra a programação do III Fórum Social Mundial.
Antes da divulgação da Agenda, às 15h30min, no mesmo local, as entidades promovem a Oficina de implementação da Agenda 21 das Mulheres com 08 (oito) diretrizes de ação:
1- Globalização e a Reivindicação por Transparência e Responsabilidade nas Instituições do Sistema Global
2- Dimensões Sócio-Ambientais dos Conflitos e da Corrida Armamentista: o Papel das Mulheres na Construção da Paz
3- Biodiversidade, Conhecimentos Tradicionais e Recursos
4- Protegendo a Saúde das Gerações Atuais e Futuras
5- Segurança, Soberania e Autonomia Alimentar Sustentável
6- A Dimensão de Gênero das Cidades Sustentáveis
7 - Governança e Desenvolvimento Sustentável
8- Desafios e Oportunidades na Educação para Comunicação e nas Tecnologias da Informação
A condução da oficina ficará a cargo da Coordenadora da Agenda 21 das Mulheres, Thaís Corral. Ela é diretora da ONG Rede de Desenvolvimento Humano e integrante da Comissão de Globalização. Thaís é jornalista e formada em administração pública pela Universidade de Havard (EUA). Ela lembra que o debate teve início na ECO 92, no Rio de Janeiro, passou por várias discussões intercontinentais. Em Joanesburgo, África do Sul, ocorreu a Conferência Rio+10, no ano passado. "O nosso objetivo é colocar em prática as resoluções da Agenda 21", explica Thaís. Segundo ela, a Agenda 21 foi dividida em 9 grandes segmentos para que haja maior promoção das resoluções. "O segmento das mulheres é um dos mais importantes", conclui Corral.
Fabiano Cardoso Ass. Imprensa da SMAM Fones: 3289 7512 - 9981 3586