De: - EXCLUSIVO - EcoAgência de Notícias
Date: 23-jan-03
Time: 10:57:52
A ativista indiana Vandana Shiva não poderá vir a Porto Alegre participar do terceiro Fórum Social Mundial. Ela era esperada para o seminário Água e o Bem Comum, organizado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Os organizadores pagariam parte da passagem. Vandana não conseguiu recursos para pagar o restante, e informou ontem (23) que não poderia estar presente. Ela confirmou presença em um novo seminário que acontecerá em maio em São Leopoldo (RS), na sede da Unisinos, sobre o mesmo tema.
A Unisinos e a Universidade do Bem Comum - que será oficialmente lançada durante o fórum - realizam o seminário Água e Bem Comum, Questões e Estratégias, dentro da programação do III Fórum Social Mundial. O seminário abordará os desafios para garantir o direito à água para todos, como um dos eixos fundamentais da construção de um outro mundo possível. As atividades acontecem de 24 a 27, no prédio 50, da Pucrs. A sala será divulgada pela organização do FSM.
A Universidade do Bem Comum será lançada durante o III Fórum Social Mundial. O projeto pretende interligar o conhecimento produzido em diversos países através de cursos e atividades de pós-graduação. Os cursos serão presenciais e à distância, com intervenção no local e contato com diferentes culturas. A Universidade deve ser estruturada a partir de quatro faculdades: dá Água, da Imaginação, da Alteridade e da Mundialidade.
A Unisinos está representada no comitê preparatório do projeto pelo diretor do Centro de Ciências Humanas, José Ivo Follmann, que é um dos integrantes do comitê preparatório da instituição. O lançamento ocorrerá durante o seminário Água: Bem Comum, Questões e Estratégias, que acontece de 24 a 27/1 dentro da programação do FSM. O site da Unisinos é www.unisinos.br .
Roberto Villar Belmonte - roberto@ecoagencia.com.br , com informações da Assessoria de Imprensa da Unisinos - © EcoAgência de Notícias, janeiro 2003 - http://www.ecoagencia.com.br .