As últimas notícias da EcoAgência
[ Página Inicial - Buscar - ]


FSM - Fórum Social das Águas -  Um Planeta Saudável é Possível

De: - EcoAgência de Notícias
Date: 22-jan-03
Time: 05:27:52

Texto

De 16 a 23 de março de 2003, será realizado no Japão o Fórum Mundial da Água, reunindo autoridades governamentais e empresariais para debater e determinar estratégias mundiais para a gestão das águas com base em seu valor econômico. O Movimento GRITO DAS ÁGUAS (Brasil) e a IGWC (International Global Water Coalition), com sede na França, realizarão no mesmo período em São Paulo, Brasil, o FÓRUM SOCIAL DAS ÁGUAS – 2003. O objetivo é introduzir a questão SOCIAL nas discussões mundiais sobre a gestão das ÁGUAS como recurso natural cujo acesso e manejo deve ser economicamente viável, ambientalmente sustentável e SOCIALMENTE justo.

TEMAS

Ação local, pensamento global. Educação e Cultura. Meios de Comunicação. Saneamento, Energia, Agricultura e Turismo. Ciência e Tecnologia. Mecanismos de financiamento. Comodities Ambientais. Projetos de Cooperação. Responsabilidade socioambiental do sistema financeiro. Direito Ambiental e Gestão Social das Águas.

Fórum Social das Águas

De 16 a 23 de março de 2003 no PARQUE CEMUCAM, Cotia, SP, BRASIL.

Coordenação:

Secretaria Executiva do Fórum Social das Águas - Brasill

Movimento GRITO DAS ÁGUAS

IGWC – International Global Water Coalition

Apoio:

Prefeitura do Município de São Paulo

Funlago

Instituto Vis Viva de Fomento Socioambiental

Mais Informações

www.socialworldwaterforum.org

www.forumsocialdasaguas.com.br

HISTÓRIA

O FÓRUM SOCIAL DAS ÁGUAS foi criado em 15 de dezembro de 2001, uma das deliberações do Fórum Social das Águas da Bacia do Rio Grande, realizado na sede do Sindicato Rural de Alfenas – MG, onde reuniram-se mais de 300 participantes representando ONGs dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

A iniciativa partiu do Movimento GRITO DAS ÁGUAS, uma REDE de ONGs e INGs (Organizações e Indivíduos Não Governamentais) dedicada à mobilização comunitária em defesa da preservação das águas e das espécies que delas dependem, das reservas de águas internacionais em ambientes lagunares, marinhos, costeiros e de água doce. O Fórum Social das Águas será uma forma de aprofundar e ampliar a experiência de criação do Fórum Social Mundial de Porto Alegre.

O Fórum Social das Águas é um espaço orgânico de articulação da sociedade civil para a proteção ambiental e manejo sustentável das águas no Brasil. O objetivo é promover a participação da sociedade civil organizada nas decisões sobre o manejo dos recursos naturais, pois só assim implicações sociais serão levadas em conta, ao contrário do que ocorre com a tendência neoliberal dedicada a favorecer interesses prioritariamente econômicos. Entendemos que a gestão dos recursos hídricos deve ser economicamente viável, ambientalmente sustentável, mas deve ser também SOCIALMENTE justa.

A partir da abordagem social e holística das águas, um planeta mais saudável e sustentável é possível, gerando oportunidades, renda e felicidade para as comunidades organizadas.

O FÓRUM SOCIAL DAS ÁGUAS é coordenado nacionalmente por uma Secretaria Executiva composta por representantes de ONGs de São Paulo (Instituto Águas do Prata - IAP), Minas Gerais (Fundação de Ensino e Promoção Ambiental da Região do Lago de Furnas – FUNLAGO) e Santa Catarina (Movimento Grito das Águas).

Para entrar em contato com o Movimento Grito das Águas, escreva seu e-mail para gritodasaguas@aol.com.

Jornalista: Barbara Arisi - fone 55 (11) 9625-3912

NO FINAL, COLOCAR A ASSINATURA DO REDATOR, ASSIM Nome do Jornalista - e-mail - © EcoAgência de Notícias, janeiro 2003 - http://www.ecoagencia.com.br .


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.