De: - EcoAgência de Notícias
Time: 18:16:53
Data: 21 jan 2003
O I Congresso Latino-americano de Catadores reúne em Caxias do Sul desde segunda-feira 900 participantes de 15 estados Brasileiros e do Uruguai, Argentina e México, além de delegações de observadores da França e do Canadá.
Três temas centralizam as discussões: os reflexos da Alca sobre o setor, a realidade dos catadores na América Latina e seus desafios e a política dos governos na gestão de resíduos sólidos urbanos. Os catadores apontam a importância de ampliar sua atividade dentro da cadeia produtiva da reciclagem, incorporando os processos de industrialização e comercialização dos materiais como forma de agregar valor aos produtos.
Definem como conquistas já alcançadas o intercâmbio entre as entidades, o reconhecimento gradativo da sociedade para com a atividade, bem como a parceria com alguns governos e ONGs. O encontro está sendo organizado pelo Movimento Nacional dos Catadores e Fórum Nacional de Estudos sobre População de Rua, com o apoio da Prefeitura de Caxias do Sul e organizações não governamentais. Eles estimam em 200 mil o “exército” de catadores que opera hoje no Brasil.
A programação encerra no dia 23 de janeiro, com a marcha dos catadores ao Fórum Social Mundial (FSM), em Porto Alegre - RS.
Vera Damian - vera@ecoagencia.com.br