De: - EcoAgência de Notícias
Time: 16:59:04
O I Congresso Latino-americano de Catadores será aberto oficialmente na próxima segunda-feira (20/01), em Caxias do Sul (RS). O encontro está sendo organizado pelo Movimento Nacional dos Catadores e Fórum Nacional de Estudos sobre População de Rua, com o apoio da Prefeitura de Caxias do Sul e organizações não governamentais, e contará com a participação do Brasil, Uruguai, Argentina, México, Peru e Chile.
O congresso tem por objetivo a troca de informações e tecnologia entre os participantes, a inclusão dos catadores na gestão da política de tratamento de resíduos sólidos, enfatizando a importância da preservação da natureza, bem como a geração de trabalho e renda. A cidade escolhida para sediar o evento é considerada uma das referências latino-americana na reciclagem de lixo. A coleta seletiva no município acontece em 100% da zona urbana e 85% da zona rural. Além disso, 250 famílias são beneficiadas com emprego e renda em oito associações de recicladores, através do Programa de Geração de Trabalho e Renda, da Fundação de Assistência Social (FAS).
Entre os palestrantes estão confirmadas as presenças do Coordenador Nacional do MST, João Pedro Stedile; da Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Maria Cecília Santos Loschiavo; dos Consultores Ambientais de Brasília, Marcos Montenegro e Eliane Cátia Campos; da Coordenadora da Área de Resíduos Sólidos da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, Maria Fátima Abreu; e do Professor da Fundação João Pinheiro de Belo Horizonte, Mucio Costa. Também irão participar painelistas do Uruguai e da Argentina. A programação encerra no dia 23 de janeiro, com a marcha dos catadores ao Fórum Social Mundial (FSM), que inicia neste mesmo dia em Porto Alegre e se estende até 28 de janeiro.
Outras informações e a programação podem ser obtidas no site da Prefeitura de Caxias do Sul, no endereço www.caxias.rs.gov.br.
Vera Damian - vera@ecoagencia.com.br - com colaboração da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.