Capturado mandante do assassinato de Chico Mendes

Outubro de 1996 - Depois de viver tranqüilamente entre o Pará e o Acre com uma identidade falsa o mandante do assassinato de Chico Mendes foi preso pela Polícia Federal.

Com grande estardalhaço, a PF levou Darly Alves da Silva para Brasília, onde conseguiu autorização judicial para mantê-lo preso na penitenciária da Capital Federal, já que a prisão em Rio Branco, AC, não oferece condições de mantê-lo detido. Chico Mendes foi assassinado em dezembro de 1988.

Darly, depois de preso pela segunda vez, confirmou que tinha sua “cabeça” feita pelo Governo de então que entendia Chico Mendes como uma ponta-de-lança de interesses internacionais sobre a Amazônia. Declarou: “A Polícia Federal era contra o Chico Mendes e eu queria estar ao lado da Justiça”.

Apesar da vontade do Governo Federal em mantê-lo no presídio de Brasília, longe do Acre, como garantia do cumprimento da pena, o Tribunal de Justiça estadual decidiu que ele deve cumprir sua prisão em Rio Branco, ma mesma prisão de onde fugiu na última vez. Prevê-se que a caçada recomeçará.

Seu filho, Darci, que atirou em Chico Mendes, continua foragido.