|
|
O coordenador do NEJ/RS, Juarez Tosi, ressaltou a importância de prêmios como o Fepam de Jornalismo Ambiental e lembrou que a própria fundação leva o nome de um jornalista, Henrique Luiz Roessler, considerado um dos pioneiros do movimento ambientalista gaúcho e que, como repórter, procurava denunciar, ainda na década de 60, as agressões ao meio ambiente.
Ele também destacou a trajetória do jornalista e ambientalista alagoano Octávio Brandão, que deu nome ao Prêmio de Jornalismo Ambiental promovido pelo Sindicato de Jornalistas de Alagoas e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes) de Alagoas, instituído neste ano e que contou com a participação de integrantes do NEJ-RS na comissão julgadora. “Octávio Brandão, na década de 20, já se preocupava com a degradação do meio ambiente e publicou um livro a partir de um roteiro percorrido pelas lagoas e rios alagoanos.”
|
![]() Juarez Tosi, Coordenador do NEJ-RS |
O presidente da Fepam, Cláudio Dilda, lembrou que a fundação completou 14 anos de atividades nesta sexta-feira (4/6) e afirmou que considera fundamental a participação dos jornalistas para que haja um trabalho efetivo de conscientização das pessoas sobre a necessidade de preservação do meio ambiente. O presidente da ARI, Erci Torma, aproveitou a ocasião para conclamar o NEJ/RS a participar da organização do II Fórum Internacional das Águas, que será lançado oficialmente nos próximos dias. Segundo Torma, o Fórum será lançado inclusive em Paris, na sede da embaixada brasileira.
Já o presidente do Sindicato dos Jornalistas do RS, José Carlos Torves, destacou a antiga parceria da entidade com o Núcleo de Ecojornalistas do RS. “Temos a felicidade de contar com o NEJ, que já se constitui em referência nacional e internacional na área de jornalismo ambiental”, disse Torves. Também estiveram presentes à solenidade os coordenadores das Assessorias de Comunicação Social do Governo do Estado, Flávio Dutra, e da prefeitura, Airton Kanitz.
Texto do Jornalista Carlos Scomazzon – Fotos de Carlos Stein - Especial para a EcoAgência de Notícias – www.ecoagencia.com.br