AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul Memória

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel de 1992 a 1998

Pesquise em todo o conteúdo

FAQ

Clique aqui para Pesquisa nas Revistas 1992-1998

AgirAzul 9

ENCONTROS INTERNACIONAIS

Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento

PorSônia Correa, do IBASE

O AgirAzul publica o texto seguinte com o intuito de noticiar a realização do importante encontro a nível mundial muito pouco citado pela mídia.

Em setembro de 1994, no Cairo, Egito, vai se realizar III Conferência da ONU sobre População e Desenvolvimento (ICPD 1994). A primeira aconteceu em Bucareste em 1974 e a segunda no México em 1984. Ao longo das últimas três décadas o debate sobre população e desenvolvimento tem sido palco de muitas controvérsias, envolvendo a correlação entre crescimento populacional, pobreza e o desequilíbrio Norte‑Sul da ordem mundial.

Ao longo da década de 80 passaram a fazer parte do debate a dimensão ambiental assim como questões relacionadas ao lugar e papel das mulheres no plano da reprodução biológica e social que se desdobram no plano dos programas de saúde e temas também controversos como as tecnologias de contracepção e o aborto.A ICPD 1994 se inscreve na série de Conferências Internacionaisque, neste fim de século, se constituem foros privilegiados para o debate dos dilemas do desenvolvimento. Ela se segue a ECO 92 e precede a Cúpula de Desenvolvimento Social que está prevista paraCopenhague, em março de 1995, e a III Conferência da Década da Mulher, em Beijing, 1995. Neste sentido é parte de um ciclo mais amplo de reflexão sobre as possibilidade de um futuro mais justo e democrático para o conjunto do planeta.

O processo preparatório da ICPD já esta bastante avançado.

Ocorreram duas reuniões do Comitê Preparatório, em abril de 1992 (PrepCom I) e maio de 1993 (PrepCom II) e realizaram‑se as cinco Conferências Regionais. O processo também incluiu as reuniões de especialistas sobre temas específicos. E no momento atual estão ocorrendo mesas redondas complementares sobre questões mais polêmicas.

Em abril teve lugar em Nova York o PrepCom III, em que se definem as linhas gerais do futuro Plano de Ação Mundial para População a ser aprovado no Cairo. Em janeiro de 1994, o Secretariado divulgou o documento base que foi discutido no PrepCom III por Governos e ONGs.

As questões populacionais têm sido acompanhadas no Brasil historicamente por ONGs de pesquisa e de mulheres. Durante a ECO 92, no Planeta Fêmea, foi redigido um Tratado sobre População e Desenvolvimento. Durante o primeiro semestre de 1993, o Ministério das Relações Exteriores promoveu uma série de seminários temáticos para montagem do relatório brasileiro para a ICPD, que contemplasse as perspectivas da sociedade civil e da comunidade acadêmica.

Em setembro de 1993 teve lugar em Brasília o Encontro Nacional Mulher e População, do qual resultou a Carta de Brasília, como posicionamento do movimento de mulheres brasileiras para o Cairo. Em janeiro de 1994, realizou‑se no Rio a Conferência Internacional Saúde Reprodutiva e Justiça, reunindo duzentas mulheres do mundo inteiro para elaborar um documento base de posicionamento com relação aos debates da ICPD assim como estratégias para o Cairo e seus desdobramentos.

A conferência eletrônica icpd.brasil é uma iniciativa do IBASE para abrir um espaço de informações em português sobre o processo de discussões que leva ao Cairo. Esta conferência inclui uma listagem de documentos disponíveis para consulta e está aberta à introdução de textos e posicionamento que possam informar o debate.

Alem de icpd.brasil, outras conferências (em inglês) podem ser consultadas sobre o tema no AlterNex: icpd.canada(criada pelo Canadian National Advisory Council, contêm debates e informações sobre o tema no Canadá); icpd.general (contém o calendário, documentos oficiais, agenda de reuniões de ONGs e posicionamento políticos); ppp.meet (criada a partir da reunião “People's Perspectives on Population Policies”, ocorrida em Bangladesh, em dezembro de 1993.

O IBASE espera que esta iniciativa possa agilizar a circulação de informações sobre a ICPD 1994 e aguarda a contribuição de todas/ todos vocês.

* A autora é pesquisadora do IBASE. Endereço no AlterNex: scorrea@ax.ibase.br.

© 1992-1999 e 2007/2008 João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito do autor ou detentor dos direitos.

AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Memória são dos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido.

AgirAzul Revista 1992 / 1998 — Página Inicial com Busca

Pesquisa em todo o AgirAzul na Rede, incluindo período com conteúdos da EcoAgência de Notícias

Outros





© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - DIREITOS AUTORAIS - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou do detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista foram produzidos entre os anos de 1992 e 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa além de realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.  Quaisquer observações são bem-vindas.  Material revisto em 2024. Para outros conteúdos além das edições impressas, utilize o link para as pesquisas. O material pode ser referenciado (por link) em outros sites ou produção acadêmica — pede-se o envio de noticia da utilização. Notícias e reportagens atuais podem ser visualizadas no endereço www.agirazul.com.