AgirAzul Revista 1992-1998
Todo o conteúdo editorial da publicação em papel
AgirAzul Memória
Todo o conteúdo editorial da publicação em papel de 1992 a 1998
Clique aqui para Pesquisa nas Revistas 1992-1998
AgirAzul 9
Editorial
Aos nossos leitores oferecemos a nota edição do AgirAzul. Cheia de assuntos e notícias sobre o que faz a comunidade organizada em entidades independentes.
Na página central, destacamos, com um artigo de Heinrich Frank, o trabalho de policiamento ambiental exercido pela Brigada Militar sempre com esforço pessoal de seus membros, numa rotina de enfrentamento direto com o infrator/criminoso.
Estamos nos preparando para o encontro sul-brasileiro de entidades ecologistas que se dará neste mês de agosto em Porto Alegre, com a secretaria-executiva da ADFG-Amigos da Terra. AgirAzul procurará estar presente, colaborando com seu desenrolar e divulgando seus resultados na próxima edição.
As queimadas no campo da serra nordeste gaúcha espanta qualquer um que passa pelas estradas da região. Costume arraigado entre os proprietários, estraga a microvida do solo, fazendo crescer, ao invés de culturas interessantes, pedras. A ADFG, ASSECAN e ASEPAN tomaram iniciativas e, com apoio privado, viabilizaram camapnha, primeiro de esclarecimento, propondo alternativas, e depois de repressão.
O antiecologismo começa a tomar forma no Brasil de forma organizada. Sobre isto, Magda Renner faz um alerta aos incautos.
Publicamos, na íntegra, a Declaração de Penang sobre os Perigos da Engenharia Genética, sobre uma realidade que afeta a todos nós.
Aproximando-nos das eleições, os ecologistas divulgaram uma plataforma mínima para os candidatos apoiarem. Nenhum assinou embaixo, ainda. Publicamos, na íntegra, o documento.
Esperamos críticas e colaborações. Agradecimentos às colaborações especiais de Zeno Simon e Carlos Gustavo Tornquist, Kátia Vasconcellos Monteiro, Ney Gastal, Rogério Bardini, George Vasque, David Hathaway (que sempre coloca material riquíssimo no Alternex), Fundação Francisco, RAN - Rainforest Action Network. E também aos de casa (PANGEA), Augusto César Cunha Carneiro, Luiz Afonso Barnewitz e, principalmente, à esposa Clarissa, que pacienciosamente, compreende e dá força ao trabalho militante.
Não esqueçam de colaborar com sugestões para o aprimoramento do veículo. A próxima edição deverá circular na metade de outubro. Não deixem para mandar contribuições à última hora.
O Editor.
Inicial | Sobre Nós | Edições | Linha do Tempo | Reproduções | Links | FAQ | Contatos
Projeto viabilizado pelo CASA - Centro de Apoio Sócio-Ambiental - www.casa.org.br
© 1992-1999 e 2007/2008 João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito do autor ou detentor dos direitos.
AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Memória são dos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido.
AgirAzul Revista 1992 / 1998 — Página Inicial com Busca
Outros
© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024 João Batista Santafé Aguiar - DIREITOS AUTORAIS - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou do detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista foram produzidos entre os anos de 1992 e 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa além de realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo. Quaisquer observações são bem-vindas. Material revisto em 2024. Para outros conteúdos além das edições impressas, utilize o link para as pesquisas. O material pode ser referenciado (por link) em outros sites ou produção acadêmica — pede-se o envio de noticia da utilização. Notícias e reportagens atuais podem ser visualizadas no endereço www.agirazul.com.