AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul Memória

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel de 1992 a 1998

Pesquise em todo o conteúdo

FAQ

Clique aqui para Pesquisa nas Revistas 1992-1998

AgirAzul 7

Revisão Constitucional

Não podemos ficar só assistindo!

A ADFG-Amigos da Terra, Porto Alegre, lançou um manifesto público solicitando a manutenção do Capítulo do Meio Ambiente da Constituição Federal, bem como dos dispositivos que incluem o tema em outras partes da Constituição. Estes dispositivos foram apontados pelo jurista Paulo Affonso Leme Machado como estabelecedores das interfaces do Meio Ambiente com a ordem econômica, ordem social, a Organização do Estado e garantindo ao Ministério Público, Poder Judiciário e a coletividade, os instrumentos legais para cumprirem o seu dever de defender e preservar o meio ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações.

Jorge André Fauth, que tem representado a ADFG-Amigos da Terra, nas reuniões em em Brasília, nas atividades junto ao CONAMA, entregou cópia do manifesto em mãos do Senador Mário Covas, que reclamou, sem ler: "Mas vocês querem mudar tudo!!". Ao que Fauth respondeu: "Não, Senador. Queremos justamente o contrário - que não mexam nas conquistas que tivemos em 1988!". O Deputado Fábio Feldmann propôs-se a distribuir cópia do manifesto a todos os deputados.

Foram 17.246 emendas propostas na primeira parte do processo revisional. As emendas incidem sobre 240 dos 245 artigos da atual Constituição. Há emendas objetivando a troca total de conteúdo do Capítulo do Meio ambiente. Ainda em janeiro, o deputado Nelson Jobim deve apresentar o seu relatório, propondo as emendas a dar seguimento, que seriam, segundo o próprio, apenas 10% do total.

As entidades ambientalistas estão sendo alimentadas com informações sobre o processo da revisão constitucional via gabinete do Deputado Feldmann, com participação da Fundação Nacional de Ação Ecológica e WWF. As informações são remetidas via fax, correio e colocadas à disposição na conferência ax.ambiente no Alternex. Também o INESC mantém uma circular sobre o processo que pode ser acessada nos mesmo meios.

O processo será rápido e deve ser acabado até abril. Mas a sociedade organizada não pode deixar de tentar participar.

© 1992-1999 e 2007/2008 João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito do autor ou detentor dos direitos.

AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Memória são dos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido.

AgirAzul Revista 1992 / 1998 — Página Inicial com Busca

Pesquisa em todo o AgirAzul na Rede, incluindo período com conteúdos da EcoAgência de Notícias

Outros





© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revistaforam produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além derealizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.