AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

Clique aqui para Pesquisa nas Revistas 1992-1998

AgirAzul 4

Ozônio – O que você pode fazer?

Enquanto não forem colocados no mercado produtos substitutos que não agridam à camada de ozônio, cabe a cada um de nós evitar a liberação de CFCs e demais produtos na atmosfera através de ações concretas.

* Mantenha seu refrigerador em perfeito estado de funcionamento. Troque a borracha que veda a porta sempre que a mesma não estiver em condições. Evite abrir e fechar a geladeira ou freezer freqüentemente, colocar alimentos ainda quentes bem como regular o termostato ao máximo, pois além de gastar mais energia, estará diminuindo a vida útil do motor e do compressor. Este, quando queima, acaba contaminando o gás CFC utilizado na refrigeração, e ao ser reparado numa oficina técnica, é liberado para a atmosfera, a fim de ser colocado gás novo.

* Nunca descongele a geladeira ou freezer utilizando faca ou objetos pontiagudos, pois poderão romper a tubulação, fazendo com que haja fuga de gás. Se onde você mora o fornecimento de energia elétrica não for satisfatório, procure utilizar um estabilizador de voltagem, a fim de garantir o bom funcionamento do motor.

* Os aparelhos de ar condicionar residenciais e comerciais também utilizam os gases CFCs para refrigeração. Procure mantê-los sempre revisados e em perfeito estado de funcionamento.

* Quando houver a necessidade de assistência técnica, dê preferência para as firmas que já dispõem de tecnologia para o recolhimento do gás CFC e incentive outras firmas para que também façam o mesmo.

* Repense seus hábitos de consumo. Muitas vezes a aquisição de um freezer pode ser perfeitamente suprimida por uma geladeira duplex, se sua família for composta por poucas pessoas. Geralmente, um bom circulador de ar ou um aquecedor de ambiente será suficiente para suas necessidades reais, ao invés de um dispendioso ar condicionado.

* Caso não for possível adiar a compra de uma nova geladeira ou freezer, verifique nas informações técnicas do fabricante que tipo de gás foi utilizado, tanto nos compressores como nos materiais isolantes, evitando adquirir produtos que ainda são fabricados com CFCs.

* Evite utilizar embalagens descartáveis à base de poliestireno extrudado (XPS), por normalmente são utilizados CFCs na sua fabricação. Além de dificultar a refrigeração dos alimentos, aumentam o seu preço final. Procure comprar carne, frutas e especiarias que possam ser pesadas na hora.

Texto extraído do Informativo de dezembro de 1992 da ADFG-Amigos da Terra)

AgirAzul Revista 1992 / 1998 — Página Inicial com Busca

Pesquisa em todo o AgirAzul na Rede, incluindo período com conteúdos da EcoAgência de Notícias

Outros





© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - DIREITOS AUTORAIS - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou do detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista foram produzidos entre os anos de 1992 e 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa além de realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.  Quaisquer observações são bem-vindas.  Material revisto em 2024. Para outros conteúdos além das edições impressas, utilize o link para as pesquisas. O material pode ser referenciado (por link) em outros sites ou produção acadêmica — pede-se o envio de noticia da utilização. Notícias e reportagens atuais podem ser visualizadas no endereço www.agirazul.com.